Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE: ANALFABETISMO, LUTAS E AVANÇOS

Palavra-chaves: ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ALFABETIZAÇÃO, , Artigo Completo AT 13: Educação de Jovens E Adultos (EJA) e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72615
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 421
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE: ANALFABETISMO, LUTAS E AVANÇOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO VEM REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTOS, LUTAS E AVAN?OS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS D?CADAS PASSADAS. PRINCIPALMENTE, NOS ANOS 40 E 50 NO NOSSO PA?S, ?POCA NA QUAL O ANALFABETISMO ESTAVA NO TOPO E ERA CONSIDERADO POR MUITOS COMO GERADOR DE POBREZA E MARGINALISMO, POIS, OS QUE N?O TINHAM INSTRU??O EDUCACIONAL ERAM CONSIDERADOS VAGABUNDOS PELA SOCIEDADE E, ESSE INDIV?DUO ERA IMPEDIDO AT? MESMO DE EXERCER SEU DIREITO DE VOTAR. ENT?O, ATRAV?S DE PESQUISAS, TEXTOS TE?RICOS, ALGUNS DEBATES E DISCUSS?ES NO CURSO DE EXTENS?O, IREMOS DISCORRER SOBRE O QUE OBSERVAMOS E ESTUDAMOS HISTORICAMENTE, QUANTO AS CAMPANHAS DE ALFABETIZA??O PROMOVIDAS PELO GOVERNO FEDERAL QUE SURGIRAM NO BRASIL COM PROPOSTAS DE REDU??O DOS ELEVADOS ?NDICES DE ANALFABETISMO QUE PASSARAM A INCOMODAR OS DIFERENTES N?VEIS DE GOVERNO, DESDE OS ANOS 30, QUANDO TIVERAM IN?CIO OS ACELERADOS PROCESSOS DE INDUSTRIALIZA??O E URBANIZA??O NO PA?S. OS ELEVADOS ?NDICES DE REPROVA??O, ESPECIALMENTE NA ZONA RURAL, GERADO MUITAS VEZES PELA SITUA??O FINANCEIRA N?O FAVOR?VEL DO ALUNO, A QUAL O FAZIA TRABALHAR DESDE A INF?NCIA PARA AJUDAR NO OR?AMENTO FAM?LIAR. ASSIM, PODEMOS CONCLUIR QUE A ALFABETIZA??O DA EJA, N?O NASCEU DA NOITE PARA O DIA E SIM QUE ANTES DELA, EXISTIU UMA GRANDE LUTA. NOS DIAS DE HOJE A ALFABETIZA??O N?O VISA SOMENTE ? CAPACITA??O DO ALUNO PARA O MERCADO DE TRABALHO, MAS QUE A ESCOLA DESENVOLVA NO ALUNO SUAS CAPACIDADES, NOVOS SABERES E DEMANDE UM NOVO TIPO DE PROFISSIONAL, E QUE O EDUCANDO OBTENHA  UMA FORMA??O INDISPENS?VEL PARA O EXERC?CIO PLENO DA CIDADANIA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação de Jovens E Adultos (EJA) e Inclusão"
    "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA13_ID_12112020163903.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE"
    "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72615
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 421
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE: ANALFABETISMO, LUTAS E AVANÇOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO VEM REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTOS, LUTAS E AVAN?OS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS D?CADAS PASSADAS. PRINCIPALMENTE, NOS ANOS 40 E 50 NO NOSSO PA?S, ?POCA NA QUAL O ANALFABETISMO ESTAVA NO TOPO E ERA CONSIDERADO POR MUITOS COMO GERADOR DE POBREZA E MARGINALISMO, POIS, OS QUE N?O TINHAM INSTRU??O EDUCACIONAL ERAM CONSIDERADOS VAGABUNDOS PELA SOCIEDADE E, ESSE INDIV?DUO ERA IMPEDIDO AT? MESMO DE EXERCER SEU DIREITO DE VOTAR. ENT?O, ATRAV?S DE PESQUISAS, TEXTOS TE?RICOS, ALGUNS DEBATES E DISCUSS?ES NO CURSO DE EXTENS?O, IREMOS DISCORRER SOBRE O QUE OBSERVAMOS E ESTUDAMOS HISTORICAMENTE, QUANTO AS CAMPANHAS DE ALFABETIZA??O PROMOVIDAS PELO GOVERNO FEDERAL QUE SURGIRAM NO BRASIL COM PROPOSTAS DE REDU??O DOS ELEVADOS ?NDICES DE ANALFABETISMO QUE PASSARAM A INCOMODAR OS DIFERENTES N?VEIS DE GOVERNO, DESDE OS ANOS 30, QUANDO TIVERAM IN?CIO OS ACELERADOS PROCESSOS DE INDUSTRIALIZA??O E URBANIZA??O NO PA?S. OS ELEVADOS ?NDICES DE REPROVA??O, ESPECIALMENTE NA ZONA RURAL, GERADO MUITAS VEZES PELA SITUA??O FINANCEIRA N?O FAVOR?VEL DO ALUNO, A QUAL O FAZIA TRABALHAR DESDE A INF?NCIA PARA AJUDAR NO OR?AMENTO FAM?LIAR. ASSIM, PODEMOS CONCLUIR QUE A ALFABETIZA??O DA EJA, N?O NASCEU DA NOITE PARA O DIA E SIM QUE ANTES DELA, EXISTIU UMA GRANDE LUTA. NOS DIAS DE HOJE A ALFABETIZA??O N?O VISA SOMENTE ? CAPACITA??O DO ALUNO PARA O MERCADO DE TRABALHO, MAS QUE A ESCOLA DESENVOLVA NO ALUNO SUAS CAPACIDADES, NOVOS SABERES E DEMANDE UM NOVO TIPO DE PROFISSIONAL, E QUE O EDUCANDO OBTENHA  UMA FORMA??O INDISPENS?VEL PARA O EXERC?CIO PLENO DA CIDADANIA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação de Jovens E Adultos (EJA) e Inclusão"
    "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA13_ID_12112020163903.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE"
    "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO VEM REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTOS, LUTAS E AVAN?OS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS D?CADAS PASSADAS. PRINCIPALMENTE, NOS ANOS 40 E 50 NO NOSSO PA?S, ?POCA NA QUAL O ANALFABETISMO ESTAVA NO TOPO E ERA CONSIDERADO POR MUITOS COMO GERADOR DE POBREZA E MARGINALISMO, POIS, OS QUE N?O TINHAM INSTRU??O EDUCACIONAL ERAM CONSIDERADOS VAGABUNDOS PELA SOCIEDADE E, ESSE INDIV?DUO ERA IMPEDIDO AT? MESMO DE EXERCER SEU DIREITO DE VOTAR. ENT?O, ATRAV?S DE PESQUISAS, TEXTOS TE?RICOS, ALGUNS DEBATES E DISCUSS?ES NO CURSO DE EXTENS?O, IREMOS DISCORRER SOBRE O QUE OBSERVAMOS E ESTUDAMOS HISTORICAMENTE, QUANTO AS CAMPANHAS DE ALFABETIZA??O PROMOVIDAS PELO GOVERNO FEDERAL QUE SURGIRAM NO BRASIL COM PROPOSTAS DE REDU??O DOS ELEVADOS ?NDICES DE ANALFABETISMO QUE PASSARAM A INCOMODAR OS DIFERENTES N?VEIS DE GOVERNO, DESDE OS ANOS 30, QUANDO TIVERAM IN?CIO OS ACELERADOS PROCESSOS DE INDUSTRIALIZA??O E URBANIZA??O NO PA?S. OS ELEVADOS ?NDICES DE REPROVA??O, ESPECIALMENTE NA ZONA RURAL, GERADO MUITAS VEZES PELA SITUA??O FINANCEIRA N?O FAVOR?VEL DO ALUNO, A QUAL O FAZIA TRABALHAR DESDE A INF?NCIA PARA AJUDAR NO OR?AMENTO FAM?LIAR. ASSIM, PODEMOS CONCLUIR QUE A ALFABETIZA??O DA EJA, N?O NASCEU DA NOITE PARA O DIA E SIM QUE ANTES DELA, EXISTIU UMA GRANDE LUTA. NOS DIAS DE HOJE A ALFABETIZA??O N?O VISA SOMENTE ? CAPACITA??O DO ALUNO PARA O MERCADO DE TRABALHO, MAS QUE A ESCOLA DESENVOLVA NO ALUNO SUAS CAPACIDADES, NOVOS SABERES E DEMANDE UM NOVO TIPO DE PROFISSIONAL, E QUE O EDUCANDO OBTENHA UMA FORMA??O INDISPENS?VEL PARA O EXERC?CIO PLENO DA CIDADANIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.