MEU FILHO É SURDO E AGORA: DO DIAGNOSTICO AO BILINGUISMO
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72506 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 1209 "titulo" => "MEU FILHO É SURDO E AGORA: DO DIAGNOSTICO AO BILINGUISMO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APONTAR A IMPORT?NCIA DO BILINGUISMO E MOSTRAR AS POSS?VEIS DIFICULDADES DE PAIS DE FILHOS SURDOS, COM A COMUNICA??O QUE SE FAZ NECESS?RIO PELO USO DA LIBRAS NO AMBIENTE FAMILIAR. ASSIM SENDO, APRESENTAMOS UM RELATO DE EXPERI?NCIA REVELANDO A DIFEREN?A QUE FAZ A COMUNICA??O COM MINHA FILHA SURDA E OS DESAFIOS ENFRENTADO ENTRE O DIAGN?STICO ? AQUISI??O DE UMA NOVA L?NGUA. PRETENDO COM ESTE ESTUDO DESPERTAR OS PAIS SOBRE A NECESSIDADE DE SE COMUNICAR E LUTAR POR UMA INCLUS?O LINGU?STICA DO SEU FILHO SURDO. DENTRE AS EVID?NCIAS APONTADAS EST?O A IMPORT?NCIA DA LIBRAS E DOS CENTROS DE ATENDIMENTOS ?S PESSOAS SURDAS, BEM COMO O CONTATO COM OUTROS SURDOS PARA O DESENVOLVIMENTO LINGU?STICO DO SURDO E DE SEUS PAIS ADQUIRIR A LIBRAS COMO SEGUNDA L?NGUA PARA OUVINTES. O DESAFIO QUE VAI DA ACEITA??O ? LUTA PELA INCLUS?O E INTERA??O COM A COMUNIDADE SURDA TORNA-SE UMA BATALHA PARA A EFETIVA??O DO BILINGUISMO, EMBORA N?O SEJA UMA TAREFA F?CIL. LEVANDO-SE EM CONTA TODO O PROCESSO DE ACEITA??O E ADAPTA??O, O PRESENTE TRABALHO, AL?M DE APONTAR POSS?VEIS SOLU??ES, APRESENTA TAMB?M UMA PERCEP??O SOBRE AS BARREIRAS, AS VEZES, IMPOSTAS AOS SURDOS E SEUS FAMILIARES COMO UMA QUEST?O DE SAIR DA SITUA??O C?MODA, PARA A SATISFA??O DE DEVER CUMPRIDO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LIBRAS, SURDEZ, PAIS OUVINTES, BILINGUISMO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID1209_13112020225705.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURENICE ALMEIDA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "AURENICE MESQUITA" "autor_email" => "aurenice-mesquita@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADE MACIÇO DO BATURITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72506 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 1209 "titulo" => "MEU FILHO É SURDO E AGORA: DO DIAGNOSTICO AO BILINGUISMO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APONTAR A IMPORT?NCIA DO BILINGUISMO E MOSTRAR AS POSS?VEIS DIFICULDADES DE PAIS DE FILHOS SURDOS, COM A COMUNICA??O QUE SE FAZ NECESS?RIO PELO USO DA LIBRAS NO AMBIENTE FAMILIAR. ASSIM SENDO, APRESENTAMOS UM RELATO DE EXPERI?NCIA REVELANDO A DIFEREN?A QUE FAZ A COMUNICA??O COM MINHA FILHA SURDA E OS DESAFIOS ENFRENTADO ENTRE O DIAGN?STICO ? AQUISI??O DE UMA NOVA L?NGUA. PRETENDO COM ESTE ESTUDO DESPERTAR OS PAIS SOBRE A NECESSIDADE DE SE COMUNICAR E LUTAR POR UMA INCLUS?O LINGU?STICA DO SEU FILHO SURDO. DENTRE AS EVID?NCIAS APONTADAS EST?O A IMPORT?NCIA DA LIBRAS E DOS CENTROS DE ATENDIMENTOS ?S PESSOAS SURDAS, BEM COMO O CONTATO COM OUTROS SURDOS PARA O DESENVOLVIMENTO LINGU?STICO DO SURDO E DE SEUS PAIS ADQUIRIR A LIBRAS COMO SEGUNDA L?NGUA PARA OUVINTES. O DESAFIO QUE VAI DA ACEITA??O ? LUTA PELA INCLUS?O E INTERA??O COM A COMUNIDADE SURDA TORNA-SE UMA BATALHA PARA A EFETIVA??O DO BILINGUISMO, EMBORA N?O SEJA UMA TAREFA F?CIL. LEVANDO-SE EM CONTA TODO O PROCESSO DE ACEITA??O E ADAPTA??O, O PRESENTE TRABALHO, AL?M DE APONTAR POSS?VEIS SOLU??ES, APRESENTA TAMB?M UMA PERCEP??O SOBRE AS BARREIRAS, AS VEZES, IMPOSTAS AOS SURDOS E SEUS FAMILIARES COMO UMA QUEST?O DE SAIR DA SITUA??O C?MODA, PARA A SATISFA??O DE DEVER CUMPRIDO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LIBRAS, SURDEZ, PAIS OUVINTES, BILINGUISMO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID1209_13112020225705.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURENICE ALMEIDA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "AURENICE MESQUITA" "autor_email" => "aurenice-mesquita@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADE MACIÇO DO BATURITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }