A PSICOPEDAGOGIA É UMA ÁREA DE CONHECIMENTO QUE TEM GERADO GRANDE INTERESSE NOS PROFISSIONAIS LIGADOS À EDUCAÇÃO, NA MEDIDA EM QUE É ALMEJADO, NO CONTEXTO ATUAL, ASSEGURAR A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM E MINIMIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS AMBIENTES EDUCATIVOS. A PRESENTE PESQUISA É RESULTADO DOS ESTUDOS E PESQUISAS ABRANGIDOS NA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. E TEM COMO FINALIDADE FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS, OBJETO DE ESTUDO E ÁREA DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO. JUSTIFICANDO-SE PELA REFLEXÃO DIANTE DA NECESSIDADE DE DISSEMINAR INFORMAÇÕES CONCERNENTES A ESTA PROFISSÃO. PARA TANTO, FOI FEITO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DE MODO A CONTEXTUALIZAR E PROBLEMATIZAR A INVESTIGAÇÃO EMPREENDIDA. ANCORANDO-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE ANDRADE (2004), BOSSA (2007), FAGALI E VALE (1993), WEISS (2012), ENTRE OUTROS. ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE NO COMPLEXO PROCESSO QUE ENVOLVE A APRENDIZAGEM, REVELA-SE SIGNIFICANTE A ATUAÇÃO PREVENTIVA E/OU TERAPÊUTICA DO PSICOPEDAGOGO, ONDE MUITAS INFORMAÇÕES E VÁRIOS ASPECTOS TÊM E DEVEM SEREM OBSERVADOS E CONSIDERADOS PARA PREVENIR O APARECIMENTO DE OUTRAS DIFICULDADES NÃO SÓ EDUCATIVAS, MAS DE FORMAÇÃO INTEGRAL/INCLUSIVA DO SUJEITO APRENDENTE.