ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO AMBIENTE DA SALA DE AULA, A FIM DE TRATAR SOBRE A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS, RECURSOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO E VISIBILIDADE DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AHSD). E, PROPOR A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, GESTORES EDUCACIONAIS, ORGÃOS GOVERNAMENTAIS, FAMILIARES, QUE EM PARCERIA BUSQUEM ALTERNATIVAS VIÁVEIS E MAIS APURADAS DE IDENTIFICAÇÃO, INSTRUMENTOS MAIS AMPLOS E PRECISOS DE DIAGNÓSTICO, E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO DO POTENCIAL DO ALUNADO PARA QUE SE POSSA ESTABELECER POLÍTICAS QUE BENEFICIEM À INCLUSÃO E DÊEM VISIBILIDADE A ESSES TALENTOS EM NOSSO PAÍS. O PROBLEMA DESTA PESQUISA É ENTENDER PORQUE O TEMA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AHSD) É UM TEMA NEGLICENCIADO PELA ESTRUTURA EDUCACIONAL DO BRASIL, PORÉM DE MUITA IMPORTÂNCIA. O ESTUDO SE JUSTIFICA POR CONTRIBUIR E ATUALIZAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A UM ATENDIMENTO ADEQUADO E URGENTE AOS ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM AHSD, POIS ESTES MERECEM ESPECIAL ATENÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO E ATENDIMENTO, PRINCIPALMENTE DE SEUS PROFESSORES QUE DEVEM BUSCAR CAPACITAÇÃO ADEQUADA JUNTAMENTE COM SEUS DIRETORES, COORDENADORES E ORIENTADORES EDUCACIONAIS PARA A IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DESTES ALUNOS. O ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS CONCEITOS DE HOWARD GARDNER E JOSEPH RENZULLI.