O PRESENTE TRABALHO CUJO TEMA É “TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTANCIA DAS TICS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA” APRESENTA A IMPORTANCIA DAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS, IDENTIFICANDO FATORES QUE INFEREM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DENTRE OS PRINCIPAIS TEÓRICOS QUE SUBSIDIARAM A FUNDAMENTAÇÃO DESTE TRABALHO, DESTACAMOS KENSKI (2007), LÉVY (1999) ENTRE OUTROS, QUE ATRAVÉS DE SEUS TRABALHOS SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO, CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DAS TEORIAS ORA APRESENTADAS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTITUIU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, REALIZADA A PARTIR DA LEITURA DE LIVROS E ARTIGOS. A PRESENTE PESQUISA APRESENTOU-SE RELEVANTE, ENFATIZANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO UM DOS FATORES ESSENCIAIS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ASSIM, CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES ENFRENTAM DIFICULDADES EM INSERIR AS TECNOLOGIAS NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. NESSE CONTEXTO, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSA OFERECER SUBSÍDIOS PARA QUE A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA ACONTEÇA PERMITINDO AOS PROFESSORES REVER E MODIFICAR SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, INSERINDO AS TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS COMO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM.