ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, EM PARTICULAR A SUA REALIDADE NA ATUAL PRÁTICA EDUCATIVA E UNIVERSITÁRIA EXTENSIONISTA, E AINDA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, REFORÇAR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO PERANTE A SOCIEDADE, INTEGRANDO-AS AOS AMBIENTES CULTURAL, SOCIAL E EDUCACIONAL AO LONGO DA VIDA. ABORDA-SE, INICIALMENTE, O HISTÓRICO NORMATIVO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NO CONTEXTO NACIONAL, PARA SE INDAGAR, EM SEGUIDA, O CONTEÚDO DA LEI Nº. 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994 (POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO) E DO ESTATUTO DO IDOSO NO ÂMBITO DA TEMÁTICA EM ANÁLISE, ASSIM COMO A PRÁTICA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DA PEQUISA EXPLORATÓRIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA COM 65 ALUNOS DURANTE AS AULAS NA UMA. OS RESULTADOS INDICAM QUE GRANDE PARTE DOS SUJEITOS, MOSTRA INTERESSE E RECONHECIMENTO DA RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA ABORDADA, ELUCIDADOS POR MEIO DA REDAÇÃO DA LITERATURA E DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS INGRESSANTES, PERCEBIDAS NAS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, EM QUE PESSOAS ADULTAS E VELHAS PRIMAM PELA VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA BUSCA DO CONHECIMENTO, COM VISTAS À CIDADANIA E DIGNIDADE HUMANA.