GERALDES, Ana Clara et al.. . Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72621>. Acesso em: 05/11/2024 03:07
ESTE ARTIGO SURGE A PARTIR DA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESENVOLVIMENTO PELA GRADUANDA E AUTORA DESTE TRABALHO, FINANCIADA PELA FAPESP (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO SÃO PAULO). O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PARTICULARIDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BILÍNGUES (LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - E LÍNGUA PORTUGUESA) COM CRIANÇAS SURDAS MATRICULADAS EM UMA ESCOLA-POLO BILÍNGUE DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS. ADOTA-SE, NESTA ANÁLISE, A EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO A MELHOR E ÚNICA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS, COMO TAMBÉM A PERSPECTIVA VYGOSTSKYANA DE DESENVOLVIMENTO. A PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO E NA PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA, TEM A COLETA DE DADOS REALIZADA NA FORMA DE ENTREVISTAS NARRATIVAS E SEMIESTRUTURADAS, E OBSERVAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FORAM NECESSÁRIOS REAJUSTES DEVIDO A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS PARA QUE FOSSE POSSÍVEL NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. APESAR DISSO, OS REAJUSTES FORAM REALIZADOS DE MANEIRA A COMPREENDER A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALÉM DESTE CONTEXTO DE ENSINO. TENDO REALIZADA A COLETA DAS ENTREVISTAS, OS DADOS INDICAM UMA CONSONÂNCIA ENTRE A TEORIA ABORDADA NESTA PESQUISA E A PRÁTICA DAS DOCENTES, BEM COMO UM ESCLARECIMENTO DA VISÃO DESTAS QUANTO A EDUCAÇÃO DE SURDOS, A CULTURA, A LÍNGUA E O BILINGUISMO.