UM DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72609 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 10 "titulo" => "UM DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS" "resumo" => "O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA TOMANDO COMO BASE A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, PROPOSTA POR HOWARD GARDNER. A TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA INSATISFAÇÃO DE COMO A INTELIGÊNCIA ERA ENTENDIDA, SOBRETUDO DIANTE DOS PARÂMETROS EMPREGADOS PARA MEDI-LA. GARDNER DESTACOU QUE EXISTEM UMA DIVERSIDADE DE INTELIGÊNCIAS, AS QUAIS TODOS OS INDIVÍDUOS AS POSSUEM, UMA(S) MAIS DESENVOLVIDA(S) DO QUE OUTRAS. ATUALMENTE, MEDIANTE O AUTOR, TRABALHA-SE COM OITO TIPOS DE INTELIGÊNCIAS: LINGUÍSTICA, LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA, MUSICAL, INTERPESSOAL, INTRAPESSOAL E NATURALISTA. NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENTENDE-SE COMO UM PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, NO QUAL TODOS OS INDIVÍDUOS, INDEPENDENTE DAS SUAS CONDIÇÕES, TÊM COMO GARANTIA O ACESSO E, SOBRETUDO, A PERMANÊNCIA. AO RELACIONAR À TEORIA DE GARDNER COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROPÕE-SE VALORIZAR A PLURALIDADE QUE SE EXISTE NO AMBIENTE ESCOLAR, EVIDENCIADA A PARTIR DAS VARIADAS INTELIGÊNCIAS. ACREDITA-SE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE SE ADAPTAR ÀS NECESSIDADES DE TODOS OS EDUCANDOS, E NÃO O INVERSO. OU SEJA, SE PREZA POR MÉTODOS E AVALIAÇÕES QUE AO INVÉS DE JULGAR A INTELIGÊNCIA DOS ESTUDANTES, IDENTIFIQUEM SUAS MELHORES HABILIDADES, AS POTENCIALIZANDO AINDA MAIS, E ESTIMULEM AS DEMAIS. METODOLOGICAMENTE, O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS PLATAFORMAS: SCOPUS (ELSEVIER), SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO, A PARTIR DAS PALAVRAS CHAVES: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID10_28052020150451.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THOMÁZ AUGUSTO SOBRAL PINHO " "autor_nome_curto" => "THOMÁZ PINHO" "autor_email" => "pinhothomaz10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72609 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 10 "titulo" => "UM DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS" "resumo" => "O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA TOMANDO COMO BASE A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, PROPOSTA POR HOWARD GARDNER. A TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA INSATISFAÇÃO DE COMO A INTELIGÊNCIA ERA ENTENDIDA, SOBRETUDO DIANTE DOS PARÂMETROS EMPREGADOS PARA MEDI-LA. GARDNER DESTACOU QUE EXISTEM UMA DIVERSIDADE DE INTELIGÊNCIAS, AS QUAIS TODOS OS INDIVÍDUOS AS POSSUEM, UMA(S) MAIS DESENVOLVIDA(S) DO QUE OUTRAS. ATUALMENTE, MEDIANTE O AUTOR, TRABALHA-SE COM OITO TIPOS DE INTELIGÊNCIAS: LINGUÍSTICA, LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA, MUSICAL, INTERPESSOAL, INTRAPESSOAL E NATURALISTA. NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENTENDE-SE COMO UM PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, NO QUAL TODOS OS INDIVÍDUOS, INDEPENDENTE DAS SUAS CONDIÇÕES, TÊM COMO GARANTIA O ACESSO E, SOBRETUDO, A PERMANÊNCIA. AO RELACIONAR À TEORIA DE GARDNER COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROPÕE-SE VALORIZAR A PLURALIDADE QUE SE EXISTE NO AMBIENTE ESCOLAR, EVIDENCIADA A PARTIR DAS VARIADAS INTELIGÊNCIAS. ACREDITA-SE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE SE ADAPTAR ÀS NECESSIDADES DE TODOS OS EDUCANDOS, E NÃO O INVERSO. OU SEJA, SE PREZA POR MÉTODOS E AVALIAÇÕES QUE AO INVÉS DE JULGAR A INTELIGÊNCIA DOS ESTUDANTES, IDENTIFIQUEM SUAS MELHORES HABILIDADES, AS POTENCIALIZANDO AINDA MAIS, E ESTIMULEM AS DEMAIS. METODOLOGICAMENTE, O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS PLATAFORMAS: SCOPUS (ELSEVIER), SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO, A PARTIR DAS PALAVRAS CHAVES: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID10_28052020150451.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THOMÁZ AUGUSTO SOBRAL PINHO " "autor_nome_curto" => "THOMÁZ PINHO" "autor_email" => "pinhothomaz10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }