Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UM DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA TOMANDO COMO BASE A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, PROPOSTA POR HOWARD GARDNER. A TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA INSATISFAÇÃO DE COMO A INTELIGÊNCIA ERA ENTENDIDA, SOBRETUDO DIANTE DOS PARÂMETROS EMPREGADOS PARA MEDI-LA. GARDNER DESTACOU QUE EXISTEM UMA DIVERSIDADE DE INTELIGÊNCIAS, AS QUAIS TODOS OS INDIVÍDUOS AS POSSUEM, UMA(S) MAIS DESENVOLVIDA(S) DO QUE OUTRAS. ATUALMENTE, MEDIANTE O AUTOR, TRABALHA-SE COM OITO TIPOS DE INTELIGÊNCIAS: LINGUÍSTICA, LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA, MUSICAL, INTERPESSOAL, INTRAPESSOAL E NATURALISTA. NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENTENDE-SE COMO UM PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, NO QUAL TODOS OS INDIVÍDUOS, INDEPENDENTE DAS SUAS CONDIÇÕES, TÊM COMO GARANTIA O ACESSO E, SOBRETUDO, A PERMANÊNCIA. AO RELACIONAR À TEORIA DE GARDNER COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROPÕE-SE VALORIZAR A PLURALIDADE QUE SE EXISTE NO AMBIENTE ESCOLAR, EVIDENCIADA A PARTIR DAS VARIADAS INTELIGÊNCIAS. ACREDITA-SE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE SE ADAPTAR ÀS NECESSIDADES DE TODOS OS EDUCANDOS, E NÃO O INVERSO. OU SEJA, SE PREZA POR MÉTODOS E AVALIAÇÕES QUE AO INVÉS DE JULGAR A INTELIGÊNCIA DOS ESTUDANTES, IDENTIFIQUEM SUAS MELHORES HABILIDADES, AS POTENCIALIZANDO AINDA MAIS, E ESTIMULEM AS DEMAIS. METODOLOGICAMENTE, O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS PLATAFORMAS: SCOPUS (ELSEVIER), SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO, A PARTIR DAS PALAVRAS CHAVES: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

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