EDUCAÇÃO PÚBLICA E INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NAS ESCOLAS EM BELÉM (PA)
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72446 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 650 "titulo" => "EDUCAÇÃO PÚBLICA E INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NAS ESCOLAS EM BELÉM (PA)" "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA DADOS ACERCA DAS PROPOSTAS/PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. O OBJETIVO É VERIFICAR QUAIS OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS, QUANDO ESSES SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO ESPAÇO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADAS NA REGIÃO URBANA DE BELÉM (PARÁ), QUE CONJUGOU SIMULTANEAMENTE ELEMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS E FOI DESENVOLVIDA ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS FORAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E/OU DIRETORES; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA; ENTREVISTA COM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO OU NÃO E OBSERVAÇÕES NO/DO ESPAÇO ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RESULTA DA COMPILAÇÃO DE CONCEITOS DOS AUTORES BOOTH; AINSCOW (2002), MAZZOTA (2005) E CROCHIK (2016). OS RESULTADOS APONTAM À INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE PROFESSORES E EDUCADORES DESENVOLVAM PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS, QUE INVESTIGUEM O FAZER DOCENTE E AÇÕES ARTICULADAS PELA GESTÃO ESCOLAR, QUE BUSCAM PROMOVER A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MESMO DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; E IDENTIFICAM A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZEM A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID650_21052020160426.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS" "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72446 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 650 "titulo" => "EDUCAÇÃO PÚBLICA E INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NAS ESCOLAS EM BELÉM (PA)" "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA DADOS ACERCA DAS PROPOSTAS/PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. O OBJETIVO É VERIFICAR QUAIS OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS, QUANDO ESSES SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO ESPAÇO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADAS NA REGIÃO URBANA DE BELÉM (PARÁ), QUE CONJUGOU SIMULTANEAMENTE ELEMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS E FOI DESENVOLVIDA ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS FORAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E/OU DIRETORES; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA; ENTREVISTA COM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO OU NÃO E OBSERVAÇÕES NO/DO ESPAÇO ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RESULTA DA COMPILAÇÃO DE CONCEITOS DOS AUTORES BOOTH; AINSCOW (2002), MAZZOTA (2005) E CROCHIK (2016). OS RESULTADOS APONTAM À INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE PROFESSORES E EDUCADORES DESENVOLVAM PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS, QUE INVESTIGUEM O FAZER DOCENTE E AÇÕES ARTICULADAS PELA GESTÃO ESCOLAR, QUE BUSCAM PROMOVER A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MESMO DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; E IDENTIFICAM A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZEM A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID650_21052020160426.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS" "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }