Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO PÚBLICA E INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NAS ESCOLAS EM BELÉM (PA)

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , Artigo Completo AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72446
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 650
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PÚBLICA E INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NAS ESCOLAS EM BELÉM (PA)"
    "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA DADOS ACERCA DAS PROPOSTAS/PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. O OBJETIVO É VERIFICAR QUAIS OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS, QUANDO ESSES SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO ESPAÇO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADAS NA REGIÃO URBANA DE BELÉM (PARÁ), QUE CONJUGOU SIMULTANEAMENTE ELEMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS E FOI DESENVOLVIDA ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS FORAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E/OU DIRETORES; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA; ENTREVISTA COM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO OU NÃO E OBSERVAÇÕES NO/DO ESPAÇO ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RESULTA DA COMPILAÇÃO DE CONCEITOS DOS AUTORES BOOTH; AINSCOW (2002), MAZZOTA (2005) E CROCHIK (2016). OS RESULTADOS APONTAM À INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE PROFESSORES E EDUCADORES DESENVOLVAM PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS, QUE INVESTIGUEM O FAZER DOCENTE E AÇÕES ARTICULADAS PELA GESTÃO ESCOLAR, QUE BUSCAM PROMOVER A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MESMO DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; E IDENTIFICAM A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZEM A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID650_21052020160426.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS"
    "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72446
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 650
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PÚBLICA E INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NAS ESCOLAS EM BELÉM (PA)"
    "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA DADOS ACERCA DAS PROPOSTAS/PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. O OBJETIVO É VERIFICAR QUAIS OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS, QUANDO ESSES SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO ESPAÇO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADAS NA REGIÃO URBANA DE BELÉM (PARÁ), QUE CONJUGOU SIMULTANEAMENTE ELEMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS E FOI DESENVOLVIDA ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS FORAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E/OU DIRETORES; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA; ENTREVISTA COM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO OU NÃO E OBSERVAÇÕES NO/DO ESPAÇO ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RESULTA DA COMPILAÇÃO DE CONCEITOS DOS AUTORES BOOTH; AINSCOW (2002), MAZZOTA (2005) E CROCHIK (2016). OS RESULTADOS APONTAM À INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE PROFESSORES E EDUCADORES DESENVOLVAM PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS, QUE INVESTIGUEM O FAZER DOCENTE E AÇÕES ARTICULADAS PELA GESTÃO ESCOLAR, QUE BUSCAM PROMOVER A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MESMO DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; E IDENTIFICAM A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZEM A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID650_21052020160426.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS"
    "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O ARTIGO APRESENTA DADOS ACERCA DAS PROPOSTAS/PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. O OBJETIVO É VERIFICAR QUAIS OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS, QUANDO ESSES SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO ESPAÇO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADAS NA REGIÃO URBANA DE BELÉM (PARÁ), QUE CONJUGOU SIMULTANEAMENTE ELEMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS E FOI DESENVOLVIDA ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS FORAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E/OU DIRETORES; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA; ENTREVISTA COM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO OU NÃO E OBSERVAÇÕES NO/DO ESPAÇO ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RESULTA DA COMPILAÇÃO DE CONCEITOS DOS AUTORES BOOTH; AINSCOW (2002), MAZZOTA (2005) E CROCHIK (2016). OS RESULTADOS APONTAM À INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE PROFESSORES E EDUCADORES DESENVOLVAM PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS, QUE INVESTIGUEM O FAZER DOCENTE E AÇÕES ARTICULADAS PELA GESTÃO ESCOLAR, QUE BUSCAM PROMOVER A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MESMO DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; E IDENTIFICAM A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZEM A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.