O ARTIGO APRESENTA DADOS ACERCA DAS PROPOSTAS/PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. O OBJETIVO É VERIFICAR QUAIS OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS, QUANDO ESSES SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO ESPAÇO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADAS NA REGIÃO URBANA DE BELÉM (PARÁ), QUE CONJUGOU SIMULTANEAMENTE ELEMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS E FOI DESENVOLVIDA ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS FORAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E/OU DIRETORES; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA; ENTREVISTA COM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO OU NÃO E OBSERVAÇÕES NO/DO ESPAÇO ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RESULTA DA COMPILAÇÃO DE CONCEITOS DOS AUTORES BOOTH; AINSCOW (2002), MAZZOTA (2005) E CROCHIK (2016). OS RESULTADOS APONTAM À INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE PROFESSORES E EDUCADORES DESENVOLVAM PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS, QUE INVESTIGUEM O FAZER DOCENTE E AÇÕES ARTICULADAS PELA GESTÃO ESCOLAR, QUE BUSCAM PROMOVER A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MESMO DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; E IDENTIFICAM A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZEM A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO.