O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR OS EFEITOS DO TANDEM NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, PARA ISSO UTILIZAMOS DE OBSERVAÇÕES FEITAS ÀS INTERAÇÕES ENTRE SURDOS E OUVINTES E DE RESPOSTAS OBTIDAS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CERES CAICÓ, QUE PARTICIPARAM DAS INTERAÇÕES. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA, COM MÉTODO DO ESTUDO DE CASO DE CUNHO EXPLORATÓRIO, EMBASADA TEORICAMENTE EM AUTORES COMO VYGOTSKY (2008), SILVA (2018), OLIVEIRA (2017) MENEZES (2018), TELLES (2009) E METODOLOGICAMENTE EM KOCHE (2009) E LAKATOS (2009). A PESQUISA GANHA CARÁCTER RELEVANTE POIS PERCEBEU-SE A CARÊNCIA DO USO DA LIBRAS EM VÁRIAS ESCOLAS DE CAICÓ-RN. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS DESTE ESTUDO DE CASO FOI POSSÍVEL PERCEBER AS CONTRIBUIÇÕES DO TANDEM NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO COMO FORMA DE MELHORAR SEU DESEMPENHO NAS SALAS DE AULA COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA SURDA. DESTACAMOS AINDA QUE AS INTERAÇÕES EM CONTEXTO TANDEM CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO TANTO NO ÂMBITO SOCIAL COMO PROFISSIONAL, TENDO EM VISTA QUE A TROCA DE EXPERIÊNCIA COLABOROU TAMBÉM PARA A QUEBRA DE PRECONCEITOS ENFRENTADA PELA COMUNIDADE SURDA, CONSIDERANDO A DIMENSÃO DAS INTERAÇÕES NÃO RESTRINGINDO-SE APENAS A TROCA DE CONHECIMENTO RELACIONADOS A LÍNGUA DOS COLABORADORES, POIS ENVOLVE TAMBÉM O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE SURDOS E OUVINTES.