TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM (TEA): ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72605 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM (TEA): ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR" "resumo" => "O TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM (TEA) É UM TERMO GLOBAL CARACTERIZADO COMO UMA ALTERAÇÃO EM UM OU MAIS PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS CONCERNENTES AO ENTENDIMENTO OU USO DA LINGUAGEM ORAL OU ESCRITA. OS TEA SÃO DIVIDIDOS EM SUBTIPOS CONFORME A ÁREA DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA MAIS AFETADA, SENDO ELES: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISCALCULIA E DISPRAXIA. O AMBIENTE EM QUE ISSO SE EVIDENCIA É, PRINCIPALMENTE, A ESCOLA, PORTANTO, TORNA-SE ESSENCIAL PENSAR A RESPEITO DE COMO OS ALUNOS SÃO ASSISTIDOS, CONSIDERANDO ESTE ENQUANTO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO, APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO. COM ISSO, O SUJEITO PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO E UM PROGRAMA INDIVIDUAL DE ENSINO. DESSA FORMA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER DE QUE FORMA ACONTECE A ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO FRENTE AO FRACASSO ESCOLAR ACARRETADOS PELOS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS E CONSEQUÊNCIAS DO TEA E EXPOR AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS QUE VISAM ASSISTIR E ACOLHER A CLASSE ESTUDANTIL QUE DEMANDE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO UTILIZOU-SE DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE, SEGUNDO GIL (2002), É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE PESQUISA, POIS ELA ANALISA DIVERSOS ESTUDOS JÁ COMPROVADOS E ESTUDADOS. PORTANTO, PERCEBE-SE QUE A APLICAÇÃO ADEQUADA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PODE SER UM ATUANTE FUNDAMENTAL PARA DIMINUIR O FRACASSO ESCOLAR DOS ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE TEA, LOGO, ESSES ALUNOS TERÃO FORMAÇÃO ADEQUADA PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E DAS DEMAIS ATIVIDADES ENQUANTO CIDADÃOS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA4_ID559_13112020184029.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIEL MORAES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANDRADE" "autor_email" => "arielandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72605 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM (TEA): ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR" "resumo" => "O TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM (TEA) É UM TERMO GLOBAL CARACTERIZADO COMO UMA ALTERAÇÃO EM UM OU MAIS PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS CONCERNENTES AO ENTENDIMENTO OU USO DA LINGUAGEM ORAL OU ESCRITA. OS TEA SÃO DIVIDIDOS EM SUBTIPOS CONFORME A ÁREA DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA MAIS AFETADA, SENDO ELES: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISCALCULIA E DISPRAXIA. O AMBIENTE EM QUE ISSO SE EVIDENCIA É, PRINCIPALMENTE, A ESCOLA, PORTANTO, TORNA-SE ESSENCIAL PENSAR A RESPEITO DE COMO OS ALUNOS SÃO ASSISTIDOS, CONSIDERANDO ESTE ENQUANTO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO, APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO. COM ISSO, O SUJEITO PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO E UM PROGRAMA INDIVIDUAL DE ENSINO. DESSA FORMA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER DE QUE FORMA ACONTECE A ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO FRENTE AO FRACASSO ESCOLAR ACARRETADOS PELOS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS E CONSEQUÊNCIAS DO TEA E EXPOR AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS QUE VISAM ASSISTIR E ACOLHER A CLASSE ESTUDANTIL QUE DEMANDE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO UTILIZOU-SE DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE, SEGUNDO GIL (2002), É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE PESQUISA, POIS ELA ANALISA DIVERSOS ESTUDOS JÁ COMPROVADOS E ESTUDADOS. PORTANTO, PERCEBE-SE QUE A APLICAÇÃO ADEQUADA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PODE SER UM ATUANTE FUNDAMENTAL PARA DIMINUIR O FRACASSO ESCOLAR DOS ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE TEA, LOGO, ESSES ALUNOS TERÃO FORMAÇÃO ADEQUADA PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E DAS DEMAIS ATIVIDADES ENQUANTO CIDADÃOS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA4_ID559_13112020184029.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIEL MORAES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANDRADE" "autor_email" => "arielandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }