O TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM (TEA) É UM TERMO GLOBAL CARACTERIZADO COMO UMA ALTERAÇÃO EM UM OU MAIS PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS CONCERNENTES AO ENTENDIMENTO OU USO DA LINGUAGEM ORAL OU ESCRITA. OS TEA SÃO DIVIDIDOS EM SUBTIPOS CONFORME A ÁREA DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA MAIS AFETADA, SENDO ELES: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISCALCULIA E DISPRAXIA. O AMBIENTE EM QUE ISSO SE EVIDENCIA É, PRINCIPALMENTE, A ESCOLA, PORTANTO, TORNA-SE ESSENCIAL PENSAR A RESPEITO DE COMO OS ALUNOS SÃO ASSISTIDOS, CONSIDERANDO ESTE ENQUANTO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO, APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO. COM ISSO, O SUJEITO PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO E UM PROGRAMA INDIVIDUAL DE ENSINO. DESSA FORMA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER DE QUE FORMA ACONTECE A ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO FRENTE AO FRACASSO ESCOLAR ACARRETADOS PELOS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS E CONSEQUÊNCIAS DO TEA E EXPOR AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS QUE VISAM ASSISTIR E ACOLHER A CLASSE ESTUDANTIL QUE DEMANDE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO UTILIZOU-SE DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE, SEGUNDO GIL (2002), É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE PESQUISA, POIS ELA ANALISA DIVERSOS ESTUDOS JÁ COMPROVADOS E ESTUDADOS. PORTANTO, PERCEBE-SE QUE A APLICAÇÃO ADEQUADA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PODE SER UM ATUANTE FUNDAMENTAL PARA DIMINUIR O FRACASSO ESCOLAR DOS ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE TEA, LOGO, ESSES ALUNOS TERÃO FORMAÇÃO ADEQUADA PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E DAS DEMAIS ATIVIDADES ENQUANTO CIDADÃOS.