EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE PANDEMIA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72443 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 565 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE PANDEMIA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É CARACTERIZADA PELA ESPECIFICIDADE DAS CRIANÇAS E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A ELES DESTINADAS. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR A PARTICULARIDADE DESSE NÍVEL DE EDUCAÇÃO NORTEADA PELA INTERAÇÃO E BRINCADEIRAS COMO PRECONIZA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC. NO INTUITO DE ANALISAR OS LIMITES, POSSIBILIDADES E CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENSINO REMOTO, REALIZAMOS UM ROTEIRO DE ENTREVISTA ESTRUTURADA, COM QUESTÕES QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA. FOI SUJEITO DA NOSSA PESQUISA, UMA BOLSISTA GRADUANDA DE PEDAGOGIA PELA UEPB QUE TRABALHA COMO AUXILIAR EM UMA CRECHE, LOCALIZADA NA PARAÍBA. A BOLSISTA AUXILIA AS PROFESSORAS NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA UMA TURMA DO MATERNAL II CONSTITUÍDA DE 25 CRIANÇAS ENTRE 3 E 4 ANOS DE IDADE. ATRAVÉS DA ENTREVISTA, BUSCAMOS COMPREENDER A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE, A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, BEM COMO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA NO PERÍODO DE PANDEMIA. DESTARTE, PARA DIALOGAR SOBRE A TEMÁTICA NOS BASEAMOS NAS DCNEI (2010), NA BNCC (2018), COMO TAMBÉM NOS APORTES TEÓRICOS DOS ESTUDOS DE BRANDÃO (2007). ESSE ESTUDO ELUCIDA QUE O ENSINO REMOTO POUCO CONTRIBUI PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA. OU SEJA, OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, NESSE PERÍODO, ESTÃO SENDO MINIMIZADOS, POIS, OS ENTRAVES PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES SIMPLES NO CÍRCULO FAMILIAR E A LIMITAÇÃO DE ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS E HABILIDADE PARA UTILIZÁ-LO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PROVOCA ABISMOS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIFICIDADE, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID565_13112020195333.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDELICE DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VALDELICE" "autor_email" => "valdeliceandrade39@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72443 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 565 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE PANDEMIA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É CARACTERIZADA PELA ESPECIFICIDADE DAS CRIANÇAS E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A ELES DESTINADAS. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR A PARTICULARIDADE DESSE NÍVEL DE EDUCAÇÃO NORTEADA PELA INTERAÇÃO E BRINCADEIRAS COMO PRECONIZA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC. NO INTUITO DE ANALISAR OS LIMITES, POSSIBILIDADES E CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENSINO REMOTO, REALIZAMOS UM ROTEIRO DE ENTREVISTA ESTRUTURADA, COM QUESTÕES QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA. FOI SUJEITO DA NOSSA PESQUISA, UMA BOLSISTA GRADUANDA DE PEDAGOGIA PELA UEPB QUE TRABALHA COMO AUXILIAR EM UMA CRECHE, LOCALIZADA NA PARAÍBA. A BOLSISTA AUXILIA AS PROFESSORAS NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA UMA TURMA DO MATERNAL II CONSTITUÍDA DE 25 CRIANÇAS ENTRE 3 E 4 ANOS DE IDADE. ATRAVÉS DA ENTREVISTA, BUSCAMOS COMPREENDER A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE, A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, BEM COMO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA NO PERÍODO DE PANDEMIA. DESTARTE, PARA DIALOGAR SOBRE A TEMÁTICA NOS BASEAMOS NAS DCNEI (2010), NA BNCC (2018), COMO TAMBÉM NOS APORTES TEÓRICOS DOS ESTUDOS DE BRANDÃO (2007). ESSE ESTUDO ELUCIDA QUE O ENSINO REMOTO POUCO CONTRIBUI PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA. OU SEJA, OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, NESSE PERÍODO, ESTÃO SENDO MINIMIZADOS, POIS, OS ENTRAVES PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES SIMPLES NO CÍRCULO FAMILIAR E A LIMITAÇÃO DE ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS E HABILIDADE PARA UTILIZÁ-LO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PROVOCA ABISMOS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIFICIDADE, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID565_13112020195333.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDELICE DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VALDELICE" "autor_email" => "valdeliceandrade39@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }