A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É CARACTERIZADA PELA ESPECIFICIDADE DAS CRIANÇAS E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A ELES DESTINADAS. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR A PARTICULARIDADE DESSE NÍVEL DE EDUCAÇÃO NORTEADA PELA INTERAÇÃO E BRINCADEIRAS COMO PRECONIZA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC. NO INTUITO DE ANALISAR OS LIMITES, POSSIBILIDADES E CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENSINO REMOTO, REALIZAMOS UM ROTEIRO DE ENTREVISTA ESTRUTURADA, COM QUESTÕES QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA. FOI SUJEITO DA NOSSA PESQUISA, UMA BOLSISTA GRADUANDA DE PEDAGOGIA PELA UEPB QUE TRABALHA COMO AUXILIAR EM UMA CRECHE, LOCALIZADA NA PARAÍBA. A BOLSISTA AUXILIA AS PROFESSORAS NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA UMA TURMA DO MATERNAL II CONSTITUÍDA DE 25 CRIANÇAS ENTRE 3 E 4 ANOS DE IDADE. ATRAVÉS DA ENTREVISTA, BUSCAMOS COMPREENDER A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE, A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, BEM COMO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA NO PERÍODO DE PANDEMIA. DESTARTE, PARA DIALOGAR SOBRE A TEMÁTICA NOS BASEAMOS NAS DCNEI (2010), NA BNCC (2018), COMO TAMBÉM NOS APORTES TEÓRICOS DOS ESTUDOS DE BRANDÃO (2007). ESSE ESTUDO ELUCIDA QUE O ENSINO REMOTO POUCO CONTRIBUI PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA. OU SEJA, OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, NESSE PERÍODO, ESTÃO SENDO MINIMIZADOS, POIS, OS ENTRAVES PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES SIMPLES NO CÍRCULO FAMILIAR E A LIMITAÇÃO DE ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS E HABILIDADE PARA UTILIZÁ-LO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PROVOCA ABISMOS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA.