ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS DEFINIÇÕES E O PERCURSO HISTÓRICO, ALÉM DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). FORAM REALIZADOS ESTUDOS DE LEIS E EXPERIÊNCIAS QUE COMPÕEM O VASTO CAMPO DE PESQUISA, A FIM DE COMPREENDER COMO CONCEITOS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS. PARA ISSO, CONSIDERA-SE A NATUREZA DESTA PESQUISA COMO SENDO EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2007). DE MODO GERAL, A REVISÃO DA LITERATURA REALIZADA POSSIBILITOU O RESGATE DE CONCEITOS E APONTAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA, ALÉM DE ESBOÇAR UM BREVE PANORAMA DOS PRINCIPAIS TEMAS QUE ESTÃO SENDO INVESTIGADOS ACERCA DA TEMÁTICA, LEVANDO EM CONTA ASPECTOS DO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR.