O OBJETIVO DESTE ARTIGO É IDENTIFICAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES. ESTES, QUE APRESENTAM UM DESEMPENHO MAIOR EM RELAÇÃO AOS SEUS PARES, NA CRIATIVIDADE E, PRINCIPALMENTE, NA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS ESCOLARES. CONSEQUENTEMENTE, A DISPONIBILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS PEDAGÓGICOS SÃO FORMAS DE COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS PARA QUE TENHAM UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA. PARA TANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO, ALÉM DE RECURSOS ESTRUTURAIS E FINANCEIROS. ADEMAIS, ESTE ARTIGO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO SE REFERE A UMA REVISÃO DE TRABALHOS PRODUZIDOS POR VÁRIOS AUTORES CONTEMPORÂNEOS, LEIS E DECRETOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE ENSINO REALIZADA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA E APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POR FIM, FORAM DESTACADAS AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES COM O INTUIRO DE SUPRIR OU COMPLEMENTAR SUAS NECESSIDADES, TORNANDO POSSÍVEL O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL, CRIANDO OPORTUNIDADES PARA QUE ESTES SUPEREM POSSÍVEIS DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA.