Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDOS, INCLUSÃO, ESCOLA PÚBLICA REGULAR, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Artigo Completo AT 07: Educação de Surdos
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      ATIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO. A INCLUSÃO DE EDUCANDOS SURDOS NA\r\n
      ESCOLA DE ENSINO REGULAR É UM TEMA ATUAL E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. SENDO ASSIM, A INCLUSÃO DE\r\n
      ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA TEM LEVANTADO REFLEXÕES RELACIONADAS A IMPORTÂNCIA DE INCLUÍ-LOS\r\n
      NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE DOCUMENTOS LEGAIS\r\n
      COMO LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 QUE DISPÕE SOBRE OS DIREITOS LEGAIS DO SUJEITO SURDO\r\n
      (BRASIL, 2002), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1999) E AUTORES COMO MAZZOTA (1996)\r\n
      QUE CITA EM SEUS TEXTOS OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELO EDUCANDO SURDOS, LACERDA E SANTOS (2013) QUE APONTAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES E FERNANDES (2012) QUE TRAZ A TONA A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO DAS UNIVERSIDADES VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS DEIXAM EVIDENTE QUE A ANÁLISE SOBRE AS RESPONSABILIDADES, OS DESAFIOS E AS INÚMERAS VERTENTES QUE ENVOLVEM A INCLUSÃO DESTE ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO JUNTO A TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSE ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSUMADA.
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO A ANALISE DA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO E TODAS AS VERTENTES QUE ENVOLVEM A CONCRETIZAÇÃO DA MESMA, VISANDO UM ENSINO SIGNIFICATIVO ONDE O SURDO SE TORNE UM SUJEITO ATIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO. A INCLUSÃO DE EDUCANDOS SURDOS NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR É UM TEMA ATUAL E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. SENDO ASSIM, A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA TEM LEVANTADO REFLEXÕES RELACIONADAS A IMPORTÂNCIA DE INCLUÍ-LOS NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE DOCUMENTOS LEGAIS COMO LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 QUE DISPÕE SOBRE OS DIREITOS LEGAIS DO SUJEITO SURDO (BRASIL, 2002), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1999) E AUTORES COMO MAZZOTA (1996) QUE CITA EM SEUS TEXTOS OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELO EDUCANDO SURDOS, LACERDA E SANTOS (2013) QUE APONTAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES E FERNANDES (2012) QUE TRAZ A TONA A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO DAS UNIVERSIDADES VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS DEIXAM EVIDENTE QUE A ANÁLISE SOBRE AS RESPONSABILIDADES, OS DESAFIOS E AS INÚMERAS VERTENTES QUE ENVOLVEM A INCLUSÃO DESTE ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO JUNTO A TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSE ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSUMADA.

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