O TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO A ANALISE DA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO E TODAS AS VERTENTES QUE
ENVOLVEM A CONCRETIZAÇÃO DA MESMA, VISANDO UM ENSINO SIGNIFICATIVO ONDE O SURDO SE TORNE UM SUJEITO
ATIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO. A INCLUSÃO DE EDUCANDOS SURDOS NA
ESCOLA DE ENSINO REGULAR É UM TEMA ATUAL E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. SENDO ASSIM, A INCLUSÃO DE
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA TEM LEVANTADO REFLEXÕES RELACIONADAS A IMPORTÂNCIA DE INCLUÍ-LOS
NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE DOCUMENTOS LEGAIS
COMO LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 QUE DISPÕE SOBRE OS DIREITOS LEGAIS DO SUJEITO SURDO
(BRASIL, 2002), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1999) E AUTORES COMO MAZZOTA (1996)
QUE CITA EM SEUS TEXTOS OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELO EDUCANDO SURDOS, LACERDA E SANTOS (2013) QUE APONTAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES E FERNANDES (2012) QUE TRAZ A TONA A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO DAS UNIVERSIDADES VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS DEIXAM EVIDENTE QUE A ANÁLISE SOBRE AS RESPONSABILIDADES, OS DESAFIOS E AS INÚMERAS VERTENTES QUE ENVOLVEM A INCLUSÃO DESTE ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO JUNTO A TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSE ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSUMADA.