O PRESENTE TRABALHO DEBRUÇOU-SE SOBRE O TEMA “ESCOLA PARA TODOS: INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS”. A MESMA TEVE COMO OBJETIVO GERAL: APROFUNDAR O CONHECIMENTO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR; E COMO ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM SALA DE AULA, ASSIM COMO, ANALISAR A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA INTERVENÇÃO DA INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM ENFOQUE QUALITATIVO, ATRAVÉS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A PRIMEIRA PARTE TRAZ A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; NO SEGUNDO MOMENTO UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO; “ASPECTOS ESSENCIAIS À INCLUSÃO”; FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: FATOR FUNDAMENTAL PARA INCLUSÃO. LEVANTAMENTO TEÓRICO ATRAVÉS DA PESQUISA. COMO RESULTADO, O TRABALHO DA ESCOLA E DO PROFESSOR PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS, CONTRIBUINDO PARA RESOLUÇÃO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS.