ESTA PESQUISA OBJETIVA ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E SITUAÇÕES COTIDIANAS ATRAVÉS DO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), POR MEIO DE ATIVIDADES QUE FAVOREÇAM O TRABALHO EM EQUIPE E PROPORCIONEM MOMENTOS DIALÓGICOS. ELA ESTÁ INSERIDA NA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO SUPORTE TEÓRICO A CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (FONSECA, 2012; D’AMBROSIO, 2012; ALRO E SKOVSMOSE, 2010), EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PAULA E OLIVEIRA, 2011; BRUNEL, 2014) E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA (SILVA, LIMA E SÁ, 2019). VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PAUTADO DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA E DIALOGICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ MAIS CRÍTICA E REFLEXIVA ATRAVÉS DO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES PENSAMENTO CRÍTICO.