O BRINCAR COMO DIREITO DAS CRIANÇAS E COMO EIXO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72514 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "O BRINCAR COMO DIREITO DAS CRIANÇAS E COMO EIXO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O BRINCAR COMO UM PAPEL PRIMORDIAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS ALÉM DE SER UM DIREITO DAS CRIANÇAS É UMA CULTURA INFANTIL E A ATIVIDADE PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS, SEGUNDO OS TEÓRICOS DA TEORIA SOCIOCULTURAL. NESTA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO REALIZAMOS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE O BRINCAR TEM SE CONSTITUÍDO EM UM DIREITO DAS CRIANÇAS E EM UM DOS EIXOS DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICAS. EM LINHAS GERAIS, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE O BRINCAR AINDA NÃO SE CONSTITUI COMO UM DIREITO NO COTIDIANO DA CRECHE, ESTE AINDA NÃO É VISTO COMO UMA NECESSIDADE E DIREITO DAS CRIANÇAS. ADEMAIS, OS PROFISSIONAIS NÃO COMPREENDEM SEU REAL SENTIDO, COMO UM DIREITO HUMANO E EIXO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTÁ PRESENTE O DISCURSO DE SUA IMPORTÂNCIA, MAS SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA CURRICULAR E PEDAGÓGICA É QUASE NULA. PORÉM, A DESPEITO DO POUCO VALOR DADO AO BRINCAR NO CURRÍCULO DAS TURMAS OBSERVADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O BRINCAR, MESMO DE FORMA FORTUITA, PONTUAL, FAZ PARTE DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, AS QUAIS SUBVERTEM A ORDEM INSTITUÍDA, AS NORMAS, O CONTROLE E, COMO ATORES SOCIAIS QUE AGEM A CONTRAPELO DA HISTÓRIA SIGNIFICAM E RESSIGNIFICAM O MUNDO, ATRAVÉS DO BRINCAR." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO, DIREITO, BRINCAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID119_29102020174008.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "LENILDAUEPB" "autor_email" => "lenildauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72514 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "O BRINCAR COMO DIREITO DAS CRIANÇAS E COMO EIXO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O BRINCAR COMO UM PAPEL PRIMORDIAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS ALÉM DE SER UM DIREITO DAS CRIANÇAS É UMA CULTURA INFANTIL E A ATIVIDADE PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS, SEGUNDO OS TEÓRICOS DA TEORIA SOCIOCULTURAL. NESTA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO REALIZAMOS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE O BRINCAR TEM SE CONSTITUÍDO EM UM DIREITO DAS CRIANÇAS E EM UM DOS EIXOS DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICAS. EM LINHAS GERAIS, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE O BRINCAR AINDA NÃO SE CONSTITUI COMO UM DIREITO NO COTIDIANO DA CRECHE, ESTE AINDA NÃO É VISTO COMO UMA NECESSIDADE E DIREITO DAS CRIANÇAS. ADEMAIS, OS PROFISSIONAIS NÃO COMPREENDEM SEU REAL SENTIDO, COMO UM DIREITO HUMANO E EIXO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTÁ PRESENTE O DISCURSO DE SUA IMPORTÂNCIA, MAS SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA CURRICULAR E PEDAGÓGICA É QUASE NULA. PORÉM, A DESPEITO DO POUCO VALOR DADO AO BRINCAR NO CURRÍCULO DAS TURMAS OBSERVADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O BRINCAR, MESMO DE FORMA FORTUITA, PONTUAL, FAZ PARTE DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, AS QUAIS SUBVERTEM A ORDEM INSTITUÍDA, AS NORMAS, O CONTROLE E, COMO ATORES SOCIAIS QUE AGEM A CONTRAPELO DA HISTÓRIA SIGNIFICAM E RESSIGNIFICAM O MUNDO, ATRAVÉS DO BRINCAR." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO, DIREITO, BRINCAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID119_29102020174008.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "LENILDAUEPB" "autor_email" => "lenildauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }