ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O BRINCAR COMO UM PAPEL PRIMORDIAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS ALÉM DE SER UM DIREITO DAS CRIANÇAS É UMA CULTURA INFANTIL E A ATIVIDADE PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS, SEGUNDO OS TEÓRICOS DA TEORIA SOCIOCULTURAL. NESTA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO REALIZAMOS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE O BRINCAR TEM SE CONSTITUÍDO EM UM DIREITO DAS CRIANÇAS E EM UM DOS EIXOS DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICAS. EM LINHAS GERAIS, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE O BRINCAR AINDA NÃO SE CONSTITUI COMO UM DIREITO NO COTIDIANO DA CRECHE, ESTE AINDA NÃO É VISTO COMO UMA NECESSIDADE E DIREITO DAS CRIANÇAS. ADEMAIS, OS PROFISSIONAIS NÃO COMPREENDEM SEU REAL SENTIDO, COMO UM DIREITO HUMANO E EIXO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTÁ PRESENTE O DISCURSO DE SUA IMPORTÂNCIA, MAS SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA CURRICULAR E PEDAGÓGICA É QUASE NULA. PORÉM, A DESPEITO DO POUCO VALOR DADO AO BRINCAR NO CURRÍCULO DAS TURMAS OBSERVADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O BRINCAR, MESMO DE FORMA FORTUITA, PONTUAL, FAZ PARTE DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, AS QUAIS SUBVERTEM A ORDEM INSTITUÍDA, AS NORMAS, O CONTROLE E, COMO ATORES SOCIAIS QUE AGEM A CONTRAPELO DA HISTÓRIA SIGNIFICAM E RESSIGNIFICAM O MUNDO, ATRAVÉS DO BRINCAR.