AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (DA) FREQUENTEMENTE SE MANIFESTAM NAS CRIANÇAS COMO PROBLEMAS RELEVANTES NA AQUISIÇÃO E USO DA FALA, AUDIÇÃO, LEITURA, RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E DA ESCRITA. SUA ORIGEM É MULTICAUSAL, TENDO COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NA HABILIDADE DE ENTENDER INFORMAÇÕES COMPLEXAS E ADQUIRIR NOVAS COMPETÊNCIAS. A PARTIR DO PROPÓSITO DE PROMOVER INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DO SUJEITO NAS DIVERSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA E EM DIFERENTES AMBIENTES, VISANDO A SUA PLENA PARTICIPAÇÃO, O TERAPEUTA OCUPACIONAL SE CONFIGURA COMO UM AGENTE IMPORTANTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. SABENDO DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES QUE A TERAPIA OCUPACIONAL PODE OFERECER NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO NARRATIVA NAS BASES DE DADOS DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) E DO PERIÓDICO CAPES. A ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR PODE TRAZER IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES OFERECENDO POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES TANTO COM OS ALUNOS, QUANTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR E A FAMÍLIA DA CRIANÇA. DENTRE ELAS ESTÃO O USO E TREINO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, O BRINCAR COMO MEIO PARA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES IMPORTANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) E A ABORDAGEM DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL.