ESTE TRABALHO DECORRE DE UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL FRANCISCO DE ASSIS LEITE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SALITRE – CE. O PRESENTE TRABALHO ABRAÇA UM PROJETO DESENVOLVIDO POR MEIO DE OFICINAS COM ALUNOS DO 1° AO 5° NO INTUITO DE INTRODUZIR O ENSINO DE LIBRAS AS ESSAS CRIANÇAS, DESPERTANDO A CURIOSIDADE NAS MESMAS PELA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. O NOSSO PRESSUPOSTO É QUE O ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS SE FAZ NECESSÁRIO DESDE OS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL, POIS TEMOS UMA DISCUSSÃO MUITO PERTINENTE NA QUAL JÁ FAZ PARTE DE PESQUISAS NO QUE TANGE À INCLUSÃO DESSA LÍNGUA. NESSA PERSPECTIVA, É POSSÍVEL COMPREENDER QUE SE FAZ NECESSÁRIO BUSCARMOS METODOLOGIAS INCLUSIVAS, PARA CONTEMPLARMOS UM PÚBLICO COM DIVERSAS LIMITAÇÕES, E REQUER A SUA INCLUSÃO DE FORMA SIGNIFICATIVA. ASSIM, SURGIU A IDEIA DE DESENVOLVER UMA TEVÊ TRADUTOR PARA ENSINARMOS DE FORMA LÚDICA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL. O DESENVOLVIMENTO DESSE PROJETO ACONTECEU EM DUAS FASES VIGORANDO A IMPORTÂNCIA DE INTRODUZIR ESSE ESTUDO NAS SÉRIES INICIAIS, E DESENVOLVENDO UMA EMPATIA A UM PÚBLICO COM DIFERENTES LIMITAÇÕES. NESTA ÓTICA, A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE INTRODUZIR DE FORMA LÚDICA O ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS AOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL, A FIM DE APROFUNDAR OS QUESTIONAMENTOS E ESTUDOS NA LÍNGUA.