O PRESENTE ARTIGO CONSTITUI-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO QUE FOI REALIZADO NO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2019, NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE CACHOEIRINHA, NA CIDADE DE SANTANA/AP. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR QUATRO ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL AMAPÁ, INTEGRANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO, INTITULADO “PEDAGOGIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS”. O OBJETIVO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA É IDENTIFICAR COMO A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA É ABORDADA E VIVENCIADA NO CONTEXTO ESCOLAR RIBEIRINHO, ENFATIZANDO, AS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AS SUAS ESPECIFICIDADES DO ESPAÇO ESCOLAR. DIANTE DISSO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESCOLHIDA FOI REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS; O PRIMEIRO FOI A APRESENTAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM, O SEGUNDO UMA RODA DE CONVERSA COM OS ALUNOS, AO QUAL DIALOGAMOS SOBRE ASPETOS DO COTIDIANO, DESEJOS, SONHOS, E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NA ESCOLA, E DISCUTIR A TEMÁTICA DO FILME QUE SE TRATAVA DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR; E POR FIM, REALIZAMOS A ATIVIDADE COM OS BALÕES E DINÂMICA INTITULADA “PARA ALÉM DA FALA” QUE INCENTIVAVA A IDEIA DE COLABORAÇÃO E CONVIVÊNCIA EM GRUPO. DESTA FORMA, PODEMOS CONCLUIR QUE O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ALCANÇADO COM RESULTADOS SATISFATÓRIOS MEDIANTES AS DINÂMICAS APLICADAS EM SALA DE AULA.