O ESPORTE SE ORIENTADO DE FORMA CORRETA TRÁS INUMEROS BENEFÍCIOS TAMBÉM PARA AS PESSOAS COM ALGUM TIPO DE TRANSTORNO OU DEFICIÊNCIA, PODENDO ASSIM, ALIVIAR O ESTRESSE, MELHORAR NA COMUNICAÇÃO, AUXILIAR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, MELHORAR SEU REPERTÓRIO MOTOR E VARIAS OUTRAS CONTRIBUIÇÕES. O ACESSO À EDUCAÇÃO, AO ESPORTE, CULTURA E LAZER É UM DIREITO DE TODAS AS PESSOAS, DESSA FORMA, A PARTIR DO MOMENTO QUE VOCÊ SE RELACIONA COM DIFERENTES PESSOAS, DE DIFERENTES CULTURAS, GOSTOS E SENTIMENTOS, VOCÊ JÁ PASSA PELO PROCESSO DE INCLUIR. SENSO ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É RELATAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS INCLUSIVAS. FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA COM TRÊS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE MINISTRAVAM AS AULAS PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA, SENDO DOIS DOS PROFESSORES DE CONHECIMENTO DOS PESQUISADORES E O TERCEIRO INDICADO PELA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE. PÔDE-SE CONCLUIR QUE EMBORA NA ÉPOCA DE GRADUAÇÃO OS PARTICIPANTES NÃO TENHAM TIDO CONTATO COM O ESPORTE DE MANEIRA ADAPTADA PERCEBE-SE QUE NÃO IMPOSSIBILITOU O TRABALHO COM AS CRIANÇAS.