O ENSINO DE LITERATURA PODE CONTRIBUIR, SIGNIFICATIVAMENTE, PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE), CONSIDERANDO O SEU ACESSO, A PERMANÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO COMO DEFENDE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É APONTAR UM RECORTE PEDAGÓGICO A PARTIR DA LITERATURA À INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO EM MICROCEFALIA E ATRASO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DE HABILIDADES COGNITIVAS (ADNHC). A CRIANÇA DEVERIA PRATICAR A LEITURA PARA ORALIZAÇÃO, EXPRESSÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE DIÁLOGOS NO DIA A DIA; PERCEBER A SI PRÓPRIA COMO INDIVÍDUO CAPAZ DE INTERAÇÃO SOCIAL NO COTIDIANO ESCOLAR; E, RECONHECER (SE) ATIVA, AUTÔNOMA E INDEPENDENTE, A PARTIR DAS ESCOLHAS REALIZADAS DAS OBRAS LITERÁRIAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, ORGANIZADO PELA REFERÊNCIA TEÓRICA, CONSULTA AOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, ALÉM DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR, CONSIDERANDO A OBSERVAÇÃO, REGISTROS DIÁRIOS, DIÁLOGOS PENSADOS E À PROPOSIÇÃO DE MOMENTOS PARTICULARES E COLETIVOS DE LEITURA. O ESTUDO OCORREU DURANTE OS I, II E III BIMESTRES DE 2018, NO 4º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY, NATAL/RN. MARIA QUE NÃO SE PERMITIA À APROXIMAÇÃO, AOS DIÁLOGOS E INTERAÇÕES SEQUER COM AS PROFESSORAS E DEMAIS CRIANÇAS, VIVENCIOU MOMENTOS COLETIVOS EM SEU COTIDIANO. NO DECORRER DO PROCESSO, SOLICITOU À CONTAÇÃO DE HISTÓRIA FRENTE À TURMA.