ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA NARRATIVA HISTORIOGRÁFICA DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DO IFPE/CAMPUS BELO JARDIM. PARA A CONSECUÇÃO DESSE PROPÓSITO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ESTABELECEU-SE UM DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM ESTA PESQUISA E OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS QUE NARRAM A TRAJETÓRIA DO REFERIDO NÚCLEO. ADOTOU-SE COMO PERSPECTIVA CONCEITUAL A NOÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE, CLASSE E RAÇA COO CATEGORIAS QUE SÓ PODEM SER COMPREENDIDAS A PARTIR DE PROCESSOS HISTÓRICOS E CULTURAIS. DEFENDE-SE QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FORTALEÇAM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E QUE TENHA O RESPEITO À DIVERSIDADE HUMANA COMO HORIZONTE. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE UM NOTÓRIO ESFORÇO INSTITUCIONAL NO INTUITO DE DIRIMIR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA AS PESSOAS LGBTQIA+ E DE CONSOLIDAR A MISSÃO DE PROMOVER FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL AOS ESTUDANTES.