Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E POPULAÇÃO LGBTQIA+: TRAJETÓRIA DO NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO/CAMPUS BELO JARDIM

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NEGED, LGBTQIA+ Artigo Completo AT 20: Inclusão: gênero e Práticas Culturais
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA NARRATIVA HISTORIOGRÁFICA DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DO IFPE/CAMPUS BELO JARDIM. PARA A CONSECUÇÃO DESSE PROPÓSITO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ESTABELECEU-SE UM DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM ESTA PESQUISA E OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS QUE NARRAM A TRAJETÓRIA DO REFERIDO NÚCLEO. ADOTOU-SE COMO PERSPECTIVA CONCEITUAL A NOÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE, CLASSE E RAÇA COO CATEGORIAS QUE SÓ PODEM SER COMPREENDIDAS A PARTIR DE PROCESSOS HISTÓRICOS E CULTURAIS. DEFENDE-SE QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FORTALEÇAM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E QUE TENHA O RESPEITO À DIVERSIDADE HUMANA COMO HORIZONTE. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE UM NOTÓRIO ESFORÇO INSTITUCIONAL NO INTUITO DE DIRIMIR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA AS PESSOAS LGBTQIA+ E DE CONSOLIDAR A MISSÃO DE PROMOVER FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL AOS ESTUDANTES.

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