A EDUCAÇÃO EMOCIONAL APESAR DE SER UM CAMPO FÉRTIL PARA MINIMIZARMOS PROBLEMAS SOCIAIS E MENTAIS É AINDA UMA DIMENSÃO DA APRENDIZAGEM RAZOAVELMENTE, PRINCIPALMENTE QUANDO ADENTRAMOS NO ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE ROMPIMENTO SOCIAL E REGRESSÃO DE LEIS AOS QUAIS ALGUNS JOVENS NO PAÍS REALIZAM O PROPÓSITO DO NOSSO ESTUDO É APRESENTAR OS APORTES DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL ENFATIZADO NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR. COMO OBJETIVOS, VAMOS ANALISAR AÇÕES DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL, BEM COMO DA VALORIZAÇÃO DA VIDA EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DA CIDADE DE NATAL (RN). PARA O ÂMBITO DO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO É IMPORTANTE QUE SE TRABALHE AÇÕES QUE VÃO ALÉM DO PODER DO DISCIPLINAMENTO OU DO REDUCIONISMO DE QUESTÕES QUE TRABALHAM SUPERFICIALMENTE OS ASPECTOS SOCIAIS DO MENOR DE IDADE EM CONFLITO COM A LEI. FOI REALIZADO UM ESTUDO METODOLÓGICO, DE ABORDAGEM EXPLORATÓRIA E A APLICAÇÃO DE TRÊS AÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL. AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS PROPÕE TODAS DIMENSÕES EM UM CONTEXTO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO METODOLÓGICA E PRÁTICA, SENDO QUE A PROMOÇÃO E COMPROMETIMENTO DEVE ESTÁ ENVOLVIDO NAS PRÁTICAS ARTICULADAS DOS SETORES PÚBLICOS PARA QUE ASSIM HAJA A GARANTIA DOS DIREITOS DOS ADOLESCENTES.