O MOVIMENTO PELA INCLUSÃO NO BRASIL TROUXE DIVERSOS AVANÇOS NO QUE SE REFERE À INSERÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, TODAVIA OS INVESTIMENTOS PEDAGÓGICOS E NAS HABILIDADES COGNITIVAS DESTES ALUNOS AINDA SÃO ESCASSOS, TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DE IMPLEMENTAR PRÁTICAS DIVERSIFICADAS E INDIVIDUALIZADAS DE ENSINO. DIANTE DISTO, ESTA PESQUISA OBJETIVA DISCUTIR SOBRE O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) E DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A METODOLOGIA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA, TIPO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZOU-SE OS ESTUDOS DE GLAT, 2013; MASCARO, 2018; NASCIMENTO, REDIG, 2019; NUNES, MADUREIRA, 2015; PLETSCH, SOUZA, ORLEANS, 2017; TANNÚS-VALADÃO, MENDES, 2018; ZERBATO, MENDES, 2018; MEYER, ROSE, GORDON, 2014. ATRAVÉS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL DISCUTIR OS CONCEITOS DE DUA E DO PEI, BEM COMO CONSTATAR ATRAVÉS DOS ESTUDOS SUPRACITADOS QUE O DUA SE APRESENTA COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA O ENSINO EM TURMAS DIVERSAS, E O PEI COMO ESTRATÉGIA PARA PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E DEFICIÊNCIA.