O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA PROPENDE EXPOR OS ACONTECIMENTOS DE UM MINICURSO APRESENTADO NA CIDADE DE SOUSA-PB AOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO. UTILIZAR-SE DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIA RESGATANDO O INCENTIVO DO HÁBITO DA LEITURA E DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO DOS PROFESSORES OU MEDIADORES INICIALMENTE PARA QUE OS MESMO MONTE ESTRATÉGIAS QUE CHEGUEM AOS NOSSOS ALUNOS. JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE REAVIVAMOS A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLA, UTILIZANDO A HISTÓRIA COMO UM EXCELENTE RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DOS ALUNOS. ESSE RELATO ESTÁ EMBASADO EM LAJOLO (1981) NOS LEVANDO A UMA DAS INÚMERAS DEFINIÇÕES DO QUE É LITERATURA E SEUS EFEITOS IMAGINÁRIOS E A LITERATURA E SEUS EFEITOS IMAGINÁRIOS E REAIS; ZILBERMAN (1994) ENTRE O PASSEIO DA PALAVRA INFÂNCIA DESDE O SÉCULO XVII ATÉ HOJE; COELHO (1995) E SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONTOS DE FADAS; MARCUSCHI (2010) COM O MÉTODO DE RETEXTUALIZAÇÃO DE UM GÊNERO PARA O OUTRO E MORAIS (2004) COM METODOLOGIAS PARA LEVAR O TEXTO A SALA DE AULA.