O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI REALIZADO EM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO DA CIDADE DE NOVA FRIBURGO. NO CONTEXTO ESCOLAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONVIVEM COM SEUS PARES, ALUNOS SEM NECESSIDADES ESPECIAIS E O CONTATO ENTRE OS MESMOS É BENÉFICO PARA AMBOS NO SENTIDO DE QUE É IMPORTANTE COMPREENDER QUE A VIVÊNCIA EM SOCIEDADE ENVOLVE O CONVÍVIO COM PESSOAS DIFERENTES SOBRE VÁRIOS ÂNGULOS E ENTRE ELES, AS PESSOAS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. UMA VEZ NA ESCOLA É IMPORTANTE QUE TODA COMUNIDADE ESCOLAR: ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS DE ALUNOS, COMPREENDA A DIVERSIDADE DE PESSOAS QUE ALI CONVIVEM COMO ALGO NORMAL, PORÉM, É NECESSÁRIO QUE SE CONHEÇAM ALGUMAS DE SUAS ESPECIFICIDADES. O OBJETIVO DO TRABALHO APRESENTADO NESTE ARTIGO FOI ESCLARECER DÚVIDAS EM RELAÇÃO A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCACIONAIS ESPECIFICAMENTE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TAIS ALUNOS, SOFREM NORMALMENTE GRANDES PRECONCEITOS NA ESCOLA. INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA CONHECIMENTO DO TEMA E ELABORADAS OFICINAS QUE TRATAVAM DA QUESTÃO. AS OFICINAS FORAM OFERECIDAS A ALUNOS SEM NECESSIDADES ESPECIAIS QUE FREQUENTAM A ESCOLA. APÓS AS MESMAS FOI SOLICITADO AO ALUNO UMA REFLEXÃO SOBRE A OFICINA DE MAIS OU MENOS DEZ LINHAS. OS RESULTADOS AINDA QUE PRELIMINARES SERÃO APRESENTADOS AQUI E SUGEREM QUE O ALUNO RECONHECE A IMPORTÂNCIA DE TAIS AÇÕES E QUE FICARAM SATISFEITOS EM PARTICIPAR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE TODOS OS ALUNOS NA ESCOLA, REAFIRMANDO O QUE LEGITIMA A CONSTITUIÇÃO DE 1988 QUE PRECONIZA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS, O TRABALHO CONTRIBUI PARA LEVAR A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA PARA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE COMO ALGO INERENTE AO AMBIENTE ESCOLAR.