AO LONGO DAS ?LTIMAS D?CADAS O DI?LOGO E AS PROPOSTAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA AS PESSOAS COM DEFICI?NCIA T?M SE FORTALECIDO E GANHADO CADA VEZ MAIS ESPA?O PARA DEBATE. NESSAS CIRCUNST?NCIAS, ESTE TRABALHO VISA REALIZAR UMA ABORDAGEM A RESPEITO DO CEN?RIO DA INCLUS?O DO P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL NO ESTADO DO ESP?RITO SANTO E, ESPECIALMENTE, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESP?RITO SANTO ? UFES, NO CAMPUS DE ALEGRE. FORAM UTILIZADAS COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL A PARTIR DA AN?LISE DE CONTE?DO. ATRAV?S DESTES MEIOS DE PESQUISA, OS AUTORES LEVANTARAM INFORMA??ES EM ARQUIVOS, DOCUMENTOS E TRABALHOS ACAD?MICOS DISPONIBILIZADOS PELA UFES E PELOS MEMBROS DO N?CLEO DE ACESSIBILIDADE. DESTA FORMA, FOI APRESENTADA AS PRINCIPAIS POL?TICAS INCLUSIVAS DO BRASIL E ESTADO DO ESP?RITO SANTO E A HIST?RIA DA IMPLEMENTA??O DO N?CLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES - NAUFES, EVIDENCIANDO A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O INCLUSIVA, N?O S? NA GRADUA??O COMO EM TODOS OS SETORES.