ESTRATÉGIAS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72463 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "FALAR DE INCLUSÃO SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS CONDIÇÕES EM QUE OS ALUNOS ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA O QUE OS ALUNOS RECEBEM DOS PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS PARA QUE ALCANCEM O SUCESSO ACADÊMICO, É CAIR NAS MESMAS MAZELAS DOS TEMPOS PASSADOS, EM QUE O ALUNO ESTAVA NA SALA DE AULA, MAS RECEBIA O MESMO QUE TODOS OS OUTROS, NÃO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES. INCLUSÃO DIZ RESPEITO AO ACESSO, PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE TODOS OS ESTUDANTES, COM OU SEM DEFICIÊNCIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS ESPECIFICIDADES. PARA QUE A INCLUSÃO DE FATO ACONTEÇA, DEVE SE LUTAR PELA EQUIDADE NO ENSINO, QUE É PENSAR E EXECUTAR FORMAS DIFERENCIADAS DE PLANEJAMENTO, MÉTODOS, ATIVIDADES E AVALIAÇÕES, PARA QUE AS BARREIRAS DO APRENDIZADO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS SEJAM ELIMINADAS. LIGADA AO CONCEITO DE EQUIDADE ESTÁ O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), QUE É UMA ABORDAGEM CURRICULAR QUE TEM COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE POSSIBILITEM TODOS OS ALUNOS, COM SUAS ESPECIFICIDADES, DIFERENÇAS CULTURAIS E SOCIAIS, BEM COMO MODOS DIFERENCIADOS DE APRENDER, O ACESSO AO CURRÍCULO, A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES E O PROGRESSO ACADÊMICO, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS LIMITAÇÕES E CAPACIDADES. NA LITERATURA EXISTEM ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE VÃO AO ENCONTRO DOS CONCEITOS DO DUA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS CONCEITOS DE DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), APRESENTAR ESTRATÉGIAS E POSSÍVEIS PRÁTICAS DO DUA NA ESCOLA, RELACIONANDO-AS COM O CONCEITO DE EQUIDADE NO ENSINO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, EQUIDADE, DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID552_28052020163342.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE LENZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE LENZ DA SILVA" "autor_email" => "gabelenz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72463 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "FALAR DE INCLUSÃO SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS CONDIÇÕES EM QUE OS ALUNOS ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA O QUE OS ALUNOS RECEBEM DOS PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS PARA QUE ALCANCEM O SUCESSO ACADÊMICO, É CAIR NAS MESMAS MAZELAS DOS TEMPOS PASSADOS, EM QUE O ALUNO ESTAVA NA SALA DE AULA, MAS RECEBIA O MESMO QUE TODOS OS OUTROS, NÃO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES. INCLUSÃO DIZ RESPEITO AO ACESSO, PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE TODOS OS ESTUDANTES, COM OU SEM DEFICIÊNCIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS ESPECIFICIDADES. PARA QUE A INCLUSÃO DE FATO ACONTEÇA, DEVE SE LUTAR PELA EQUIDADE NO ENSINO, QUE É PENSAR E EXECUTAR FORMAS DIFERENCIADAS DE PLANEJAMENTO, MÉTODOS, ATIVIDADES E AVALIAÇÕES, PARA QUE AS BARREIRAS DO APRENDIZADO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS SEJAM ELIMINADAS. LIGADA AO CONCEITO DE EQUIDADE ESTÁ O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), QUE É UMA ABORDAGEM CURRICULAR QUE TEM COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE POSSIBILITEM TODOS OS ALUNOS, COM SUAS ESPECIFICIDADES, DIFERENÇAS CULTURAIS E SOCIAIS, BEM COMO MODOS DIFERENCIADOS DE APRENDER, O ACESSO AO CURRÍCULO, A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES E O PROGRESSO ACADÊMICO, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS LIMITAÇÕES E CAPACIDADES. NA LITERATURA EXISTEM ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE VÃO AO ENCONTRO DOS CONCEITOS DO DUA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS CONCEITOS DE DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), APRESENTAR ESTRATÉGIAS E POSSÍVEIS PRÁTICAS DO DUA NA ESCOLA, RELACIONANDO-AS COM O CONCEITO DE EQUIDADE NO ENSINO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, EQUIDADE, DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID552_28052020163342.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE LENZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE LENZ DA SILVA" "autor_email" => "gabelenz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }