FALAR DE INCLUSÃO SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS CONDIÇÕES EM QUE OS ALUNOS ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA O QUE OS ALUNOS RECEBEM DOS PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS PARA QUE ALCANCEM O SUCESSO ACADÊMICO, É CAIR NAS MESMAS MAZELAS DOS TEMPOS PASSADOS, EM QUE O ALUNO ESTAVA NA SALA DE AULA, MAS RECEBIA O MESMO QUE TODOS OS OUTROS, NÃO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES. INCLUSÃO DIZ RESPEITO AO ACESSO, PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE TODOS OS ESTUDANTES, COM OU SEM DEFICIÊNCIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS ESPECIFICIDADES. PARA QUE A INCLUSÃO DE FATO ACONTEÇA, DEVE SE LUTAR PELA EQUIDADE NO ENSINO, QUE É PENSAR E EXECUTAR FORMAS DIFERENCIADAS DE PLANEJAMENTO, MÉTODOS, ATIVIDADES E AVALIAÇÕES, PARA QUE AS BARREIRAS DO APRENDIZADO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS SEJAM ELIMINADAS. LIGADA AO CONCEITO DE EQUIDADE ESTÁ O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), QUE É UMA ABORDAGEM CURRICULAR QUE TEM COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE POSSIBILITEM TODOS OS ALUNOS, COM SUAS ESPECIFICIDADES, DIFERENÇAS CULTURAIS E SOCIAIS, BEM COMO MODOS DIFERENCIADOS DE APRENDER, O ACESSO AO CURRÍCULO, A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES E O PROGRESSO ACADÊMICO, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS LIMITAÇÕES E CAPACIDADES. NA LITERATURA EXISTEM ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE VÃO AO ENCONTRO DOS CONCEITOS DO DUA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS CONCEITOS DE DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), APRESENTAR ESTRATÉGIAS E POSSÍVEIS PRÁTICAS DO DUA NA ESCOLA, RELACIONANDO-AS COM O CONCEITO DE EQUIDADE NO ENSINO.