BOA PARTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE UM INDIVÍDUO SE DAR ATRAVÉS DA ESCOLA, É O LUGAR ONDE QUANDO CRIANÇAS, APRENDEMOS REGRAS BÁSICAS DE DISCIPLINA, ÉTICA E SOLIDARIEDADE, APRENDEMOS A COMPARTILHAR E A TER RESPONSABILIDADES, E NO DECORRER DOS ANOS, ESSA SE TORNA NOSSA SEGUNDA CASA. É O LOCAL ONDE SOMOS MOTIVADOS A DAR “ASAS À IMAGINAÇÃO” E A CONSTRUIR UM PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE UM DETERMINADO TEMA. INFELIZMENTE SABEMOS QUE PELO MENOS NO BRASIL A EDUCAÇÃO NÃO É UMA DAS MELHORES, E POR MAIS QUE EXISTEM DIVERSAS PESQUISAS VOLTADAS A METODOLOGIA DE ENSINO, A ADOTADA ATUALMENTE NÃO NOS ENTREGA BONS RESULTADOS. E FOI QUESTIONANDO ESSA FORMA TRADICIONAL DE SE ENSINAR QUE SURGE UMA NOVA ESCOLA COM UM MODELO DE ENSINO PARA LÁ DE INOVADOR: A ESCOLA DA PONTE, LOCALIZADA EM PORTUGAL E TENDO COMO IDEALIZADOR O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. ESSA INSTITUIÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE ENSINO BASEADO EM SÉRIES, MÓDULOS OU CICLOS E NÃO HÁ PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS OU TURMAS ESPECIFICAS. LÁ, OS ALUNOS NÃO SÃO DIVIDIDOS POR TURMAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO MOTIVADOS A TRABALHAREM JUNTOS E ASSIM DESENVOLVEREM UM PROJETO DE PESQUISA DENTRO DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO. SERIA POSSÍVEL QUE ESSA METODOLOGIA FOSSE ADOTADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? QUAIS SERIAM OS DESAFIOS? O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPONDO AO LEITOR UM BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E SUA EFICÁCIA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANALISANDO TAMBÉM O SISTEMA DE ENSINO DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, INSTITUIÇÃO MODELO MUNDIALMENTE RECONHECIDA.