O DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO BÁSICO DE JOÃO PESSOA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72519 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 904 "titulo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO BÁSICO DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE DE ENSINO BÁSICO DE JOÃO PESSOA, DE ACORDO COM OS TERMOS PROPOSTOS NACIONALMENTE PELA LEI NÚMERO 12.764 DE 2012 E PELA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO. ASSIM, VISANDO RESPONDER À PROBLEMÁTICA: “O QUÃO COMPATÍVEL É A REALIDADE PRÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA, NAS ESCOLAS DE JOÃO PESSOA, COM AS LEIS?”, A PESQUISA SE DIVIDE EM TRÊS PARTES, OBJETIVANDO: ABORDAR UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO E AS CLASSIFICAÇÕES DO TEA; BUSCAR ELUCIDAR SOBRE O POSICIONAMENTO DE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS, COMO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, A RESPEITO DA INCLUSÃO DESSAS PESSOAS NA EDUCAÇÃO; ANALISAR AS LEIS CRIADAS A PARTIR DESSAS CLASSIFICAÇÕES E COMO O MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA ESTÁ EMPREGANDO-AS NO SÉCULO 21. DESSA FORMA, A HIPÓTESE DO TRABALHO É QUE, POR MAIS QUE A CIDADE EM QUESTÃO SEJA, ATUALMENTE, SINÔNIMO DE REFERÊNCIA E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO ENSINO BÁSICO, AINDA É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MAIOR AVERIGUAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO, TANTO NO ÂMBITO PÚBLICO, QUANTO PRIVADO. LOGO, O ARTIGO TEM METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO REFERENCIAL TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO, ATRAVÉS DO USO DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, RESOLUÇÕES DE INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ASSIM, O TRABALHO CONTRIBUI COM O ÂMBITO ACADÊMICO DE DIVERSAS ÁREAS, VISANDO IMPULSIONAR AINDA MAIS A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NACIONAIS, E O RESPEITO ÀS LEIS EXISTENTES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "TEA, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, JOÃO PESSOA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA11_ID904_21102020124711.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LIRA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "LUCAS LIRA DE MENEZES" "autor_email" => "lucas_lira_menezes@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72519 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 904 "titulo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO BÁSICO DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE DE ENSINO BÁSICO DE JOÃO PESSOA, DE ACORDO COM OS TERMOS PROPOSTOS NACIONALMENTE PELA LEI NÚMERO 12.764 DE 2012 E PELA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO. ASSIM, VISANDO RESPONDER À PROBLEMÁTICA: “O QUÃO COMPATÍVEL É A REALIDADE PRÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA, NAS ESCOLAS DE JOÃO PESSOA, COM AS LEIS?”, A PESQUISA SE DIVIDE EM TRÊS PARTES, OBJETIVANDO: ABORDAR UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO E AS CLASSIFICAÇÕES DO TEA; BUSCAR ELUCIDAR SOBRE O POSICIONAMENTO DE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS, COMO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, A RESPEITO DA INCLUSÃO DESSAS PESSOAS NA EDUCAÇÃO; ANALISAR AS LEIS CRIADAS A PARTIR DESSAS CLASSIFICAÇÕES E COMO O MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA ESTÁ EMPREGANDO-AS NO SÉCULO 21. DESSA FORMA, A HIPÓTESE DO TRABALHO É QUE, POR MAIS QUE A CIDADE EM QUESTÃO SEJA, ATUALMENTE, SINÔNIMO DE REFERÊNCIA E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO ENSINO BÁSICO, AINDA É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MAIOR AVERIGUAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO, TANTO NO ÂMBITO PÚBLICO, QUANTO PRIVADO. LOGO, O ARTIGO TEM METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO REFERENCIAL TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO, ATRAVÉS DO USO DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, RESOLUÇÕES DE INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ASSIM, O TRABALHO CONTRIBUI COM O ÂMBITO ACADÊMICO DE DIVERSAS ÁREAS, VISANDO IMPULSIONAR AINDA MAIS A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NACIONAIS, E O RESPEITO ÀS LEIS EXISTENTES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "TEA, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, JOÃO PESSOA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA11_ID904_21102020124711.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LIRA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "LUCAS LIRA DE MENEZES" "autor_email" => "lucas_lira_menezes@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }