O ARTIGO QUE SEGUE OBJETIVA DISCUTIR O PAPEL DAS ESCOLAS BRASILEIRAS NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS, COMO, TAMBÉM, TENTA PROBLEMATIZAR O RACISMO SOFRIDO PELAS CRIANÇAS DE MELANINA MAIS CONCENTRADA E A EXCLUSÃO SIMBÓLICA QUE ESSES MENINOS E MENINAS VIVENCIAM DENTRO DAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. DISCUTIR AS MAIS VARIADAS FORMAS DE EXCLUSÃO É FUNDAMENTAL PARA PROCURARMOS MECANISMOS QUE POSSIBILITEM O ATO DA INCLUSÃO. ESTE TRABALHO É DE NATUREZA PURA E TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO ENTENDER O MENCIONADO IMPASSE PELA ÓTICA DO SUJEITO PESQUISADOR. A PESQUISA POSSUI UMA ESSÊNCIA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, FEITA ATRAVÉS DE BUSCAS BIBLIOGRÁFICAS. O ARTIGO QUE SEGUE SURGIU ATRAVÉS DOS ENCONTROS SEMANAIS DO GRUPO DE EXTENSÃO “A CRIANÇA NEGRA” FORNECIDO PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DE) DO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB). ESPERA-SE QUE ESTE ARTIGO CONTRIBUA COM OS/AS PESQUISADORES/AS E DEMAIS PESSOAS QUE SE INTERESSAM PELA TEMÁTICA APRESENTADA.