BUSCAMOS COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DE TRABALHO MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PERCEBEMOS QUE O BRINCAR É UTILIZADO COMO ESTRATÉGIA PARA INCLUIR CRIANÇAS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM, ESSE ESTUDO É UMA REFLEXÃO ACERCA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E TRILHA O CAMINHO DE EVIDENCIAR O BRINCAR E A POTÊNCIA DESSA PRÁTICA NA TESSITURA DE INFÂNCIAS MARCADAS PELO PROCESSO DE INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. A PESQUISA É FRUTO DE UM PERCURSO DO ESTADO DA ARTE, UTILIZANDO A CAPES – PERIÓDICOS PARA A EXTRAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, E ASSIM FOI REALIZADA DUAS BUSCAS COM OS SEGUINTES DESCRITORES: (1) PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INFANTIL; (2) EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA ESPECIAL. A PARTIR DAÍ 469 ARTIGOS FORAM ENCONTRADOS, OPTANDO-SE PELA PERMANÊNCIA DE UMA AMOSTRA NUM QUANTITATIVO DE 16 PARA UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO EM RELAÇÃO A ESSES. PARA A CONSTRUÇÃO DE OLHARES E DISCUSSÕES EM TORNO DESSE MATERIAL OPTOU-SE PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) COMO MÉTODO PARA A CATEGORIZAÇÃO DOS TÓPICOS E/OU TEMÁTICAS QUE TOMARAM A CENA CENTRAL DA DISCUSSÃO DOS AUTORES DOS ARTIGOS SELECIONADOS, E COMO CATEGORIA DE ANÁLISE ESCOLHEMOS O BRINCAR. PERCEBEMOS QUE O BRINCAR ENQUANTO VIA DE PRODUÇÃO DE SI E DO MUNDO INAUGUROU NAS CRIANÇAS UMA AUTORIA DE SER CRIANÇA EM SUAS ESPECIFICIDADES, BEM COMO LHE PROPÔS A INTEGRAÇÃO DA PLURALIDADE DE INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA INCLUSÃO.