PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE VISITAS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72562 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE VISITAS" "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE VISITAS REALIZADAS A INSTITUIÇÕES DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA. FOI UTILIZADO PARA PRODUÇÃO DO TRABALHO A OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE DURANTE O PERÍODO DE 22 A 27 DE SETEMBRO DE 2016, BEM COMO AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO PARA SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, PERCEPÇÕES E IMPRESSÕES ALCANÇADAS NAS VISITAS. ALÉM DISSO FORAM REALIZADAS PESQUISAS COMPLEMENTARES SOBRE AS TEMÁTICAS OBSERVADAS NOS SERVIÇOS E DISCUSSÕES EM SALA DE AULA COM MATERIAL INDICADO PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL. PERCEBEU-SE A SUMA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NOS SERVIÇOS VISITADOS, FACILITANDO E MEDIANDO AS POTENCIALIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. APESAR DISSO, CHAMOU A ATENÇÃO EM DETERMINADAS PRÁTICAS A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE ATRIBUI NA TEORIA AO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS AS DEMANDAS QUE SE ESPERA QUE SEJAM ATENDIDAS POR ELE NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS VISITADOS. AS VISITAS PERMITIRAM CONHECER O PAPEL E AS POSSÍVEIS PRÁTICAS PARA O PSICÓLOGO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, E ESPECIFICAMENTE, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ALÉM DISSO, PROPORCIONARAM O CONTATO COM A REALIDADE DO CONTEÚDO VISTO EM SALA DE AULA E LEVANTOU QUESTIONAMENTOS SOBRE AS ESCOLHAS À NÍVEL DE ATUAÇÃO ENQUANTO PSICÓLOGOS EM FORMAÇÃO, ALÉM DE DESPERTAR A CURIOSIDADE SOBRE LIMITES E ALCANCES DO REFERIDO CAMPO DE ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO EM SI." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID822_11102020101719.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELLE MALHEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GRACIELLE" "autor_email" => "granut@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72562 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE VISITAS" "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE VISITAS REALIZADAS A INSTITUIÇÕES DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA. FOI UTILIZADO PARA PRODUÇÃO DO TRABALHO A OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE DURANTE O PERÍODO DE 22 A 27 DE SETEMBRO DE 2016, BEM COMO AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO PARA SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, PERCEPÇÕES E IMPRESSÕES ALCANÇADAS NAS VISITAS. ALÉM DISSO FORAM REALIZADAS PESQUISAS COMPLEMENTARES SOBRE AS TEMÁTICAS OBSERVADAS NOS SERVIÇOS E DISCUSSÕES EM SALA DE AULA COM MATERIAL INDICADO PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL. PERCEBEU-SE A SUMA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NOS SERVIÇOS VISITADOS, FACILITANDO E MEDIANDO AS POTENCIALIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. APESAR DISSO, CHAMOU A ATENÇÃO EM DETERMINADAS PRÁTICAS A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE ATRIBUI NA TEORIA AO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS AS DEMANDAS QUE SE ESPERA QUE SEJAM ATENDIDAS POR ELE NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS VISITADOS. AS VISITAS PERMITIRAM CONHECER O PAPEL E AS POSSÍVEIS PRÁTICAS PARA O PSICÓLOGO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, E ESPECIFICAMENTE, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ALÉM DISSO, PROPORCIONARAM O CONTATO COM A REALIDADE DO CONTEÚDO VISTO EM SALA DE AULA E LEVANTOU QUESTIONAMENTOS SOBRE AS ESCOLHAS À NÍVEL DE ATUAÇÃO ENQUANTO PSICÓLOGOS EM FORMAÇÃO, ALÉM DE DESPERTAR A CURIOSIDADE SOBRE LIMITES E ALCANCES DO REFERIDO CAMPO DE ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO EM SI." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID822_11102020101719.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELLE MALHEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GRACIELLE" "autor_email" => "granut@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }