O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE VISITAS REALIZADAS A INSTITUIÇÕES DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA. FOI UTILIZADO PARA PRODUÇÃO DO TRABALHO A OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE DURANTE O PERÍODO DE 22 A 27 DE SETEMBRO DE 2016, BEM COMO AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO PARA SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, PERCEPÇÕES E IMPRESSÕES ALCANÇADAS NAS VISITAS. ALÉM DISSO FORAM REALIZADAS PESQUISAS COMPLEMENTARES SOBRE AS TEMÁTICAS OBSERVADAS NOS SERVIÇOS E DISCUSSÕES EM SALA DE AULA COM MATERIAL INDICADO PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL. PERCEBEU-SE A SUMA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NOS SERVIÇOS VISITADOS, FACILITANDO E MEDIANDO AS POTENCIALIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. APESAR DISSO, CHAMOU A ATENÇÃO EM DETERMINADAS PRÁTICAS A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE ATRIBUI NA TEORIA AO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS AS DEMANDAS QUE SE ESPERA QUE SEJAM ATENDIDAS POR ELE NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS VISITADOS. AS VISITAS PERMITIRAM CONHECER O PAPEL E AS POSSÍVEIS PRÁTICAS PARA O PSICÓLOGO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, E ESPECIFICAMENTE, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ALÉM DISSO, PROPORCIONARAM O CONTATO COM A REALIDADE DO CONTEÚDO VISTO EM SALA DE AULA E LEVANTOU QUESTIONAMENTOS SOBRE AS ESCOLHAS À NÍVEL DE ATUAÇÃO ENQUANTO PSICÓLOGOS EM FORMAÇÃO, ALÉM DE DESPERTAR A CURIOSIDADE SOBRE LIMITES E ALCANCES DO REFERIDO CAMPO DE ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO EM SI.