O BULLYING É UM DOS TIPOS DE VIOLÊNCIA EXISTENTES NO AMBIENTE EDUCACIONAL. CARACTERIZANDO-SE PELA OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA ENTRE PARES, ABRANGENDO MANIFESTAÇÕES AGRESSIVAS, INTENCIONAIS E REPETIDAS, QUE ACONTECEM SEM MOTIVAÇÃO ACEITÁVEL E QUE SÃO ADMITIDAS POR UM OU MAIS ESTUDANTES CONTRA OUTRO(S), CONFIGURANDO-SE EM UMA RELAÇÃO DE PODER DESIGUAL E COERÇÃO QUE PODE GERAR SOFRIMENTOS. O PRESENTE TRABALHO SE PROPÕE A TECER CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PROBLEMÁTICA DO BULLYING DE MODO A CONTEMPLAR POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA A PARTIR DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE LAWRENCE KOHLBERG E DA IDEIA DE COMUNIDADE JUSTA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DO FORMATO DE ENSAIO CRÍTICO PARA TECER ESSAS INTERSECÇÕES MENCIONADAS. A PARTIR DE EMBASAMENTO TEÓRICO, DEFENDE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DA DISCUSSÃO DE DILEMAS MORAIS SE MOSTRA UMA ALTERNATIVA EFICAZ QUE PODE POSSIBILITAR AO SUJEITO, DESENVOLVER-SE SEGUNDO ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MORAL. PARA TANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE SEJAM FORMADOS ESPAÇOS E PRÁTICAS POR ALUNOS QUE ESTEJAM EM ESTÁGIOS MAIS BAIXOS E POR AQUELES QUE ESTÃO EM ESTÁGIOS MAIS ELEVADOS, ASSIM COMO POR UM MEDIADOR. OUTRO ASPECTO DA TEORIA DE KOHLBERG, IMPORTANTE E PASSÍVEL DE TORNAR-SE UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO FRENTE AO BULLYING ESCOLAR, É A IDEIA DE COMUNIDADE JUSTA, ONDE DEVIDO AO CONTEXTO DE IGUALDADE, PREVENTIVAMENTE EVITARIA PRÁTICAS DESIGUAIS DE PODER E DE VIOLÊNCIA. PERCEBE-SE QUE APENAS COM UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS COM OS ENVOLVIDOS E A ESCOLA QUE TODA E QUALQUER EXPERIÊNCIA PODE ALCANÇAR ALGUM ÊXITO.