ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72461 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "resumo" => "NO ANO DE 2020, COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E A CONSEQUENTE INTERRUPÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISARAM SER REVISTAS EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA QUE A RETOMADA DAS ATIVIDADES NO FORMATO REMOTO ACONTECESSE. SENDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM COMPONENTE OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESSA UNIDADE DIDÁTICA TAMBÉM PRECISOU SER REPENSADA DE FORMA A PROPORCIONAR REMOTAMENTE UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE AOS LICENCIANDOS. DESSE MODO, O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO OBJETIVO EXPOR AS VIVÊNCIAS DE TRÊS ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO COMPONENTE ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – I DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS DA UFC. A ATIVIDADE FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, TODOS REALIZADOS POR MEIO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS, A SABER: DISCUSSÕES TEÓRICAS, ONDE REFLETIU-SE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2) À LUZ DA TEORIA; PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO, QUANDO OS ESTAGIÁRIOS PUDERAM OBSERVAR AULAS MINISTRADAS POR UM PROFESSOR EM EXERCÍCIO; LABORATÓRIO DE REGÊNCIA, NO QUAL OS ALUNOS PLANEJARAM E MINISTRARAM UMA AULA; E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO, UMA PRODUÇÃO EM LIBRAS COM A SÍNTESE DAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO. APESAR DAS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DO FORMATO REMOTO, DIVERSAS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL FORAM APRESENTADAS AOS DISCENTES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS LIBRAS, ESTAGIO SUPERVISIONADO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID977_27102020122417.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS ANDRÉ DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIS ANDRÉ" "autor_email" => "luis.andre.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72461 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "resumo" => "NO ANO DE 2020, COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E A CONSEQUENTE INTERRUPÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISARAM SER REVISTAS EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA QUE A RETOMADA DAS ATIVIDADES NO FORMATO REMOTO ACONTECESSE. SENDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM COMPONENTE OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESSA UNIDADE DIDÁTICA TAMBÉM PRECISOU SER REPENSADA DE FORMA A PROPORCIONAR REMOTAMENTE UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE AOS LICENCIANDOS. DESSE MODO, O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO OBJETIVO EXPOR AS VIVÊNCIAS DE TRÊS ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO COMPONENTE ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – I DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS DA UFC. A ATIVIDADE FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, TODOS REALIZADOS POR MEIO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS, A SABER: DISCUSSÕES TEÓRICAS, ONDE REFLETIU-SE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2) À LUZ DA TEORIA; PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO, QUANDO OS ESTAGIÁRIOS PUDERAM OBSERVAR AULAS MINISTRADAS POR UM PROFESSOR EM EXERCÍCIO; LABORATÓRIO DE REGÊNCIA, NO QUAL OS ALUNOS PLANEJARAM E MINISTRARAM UMA AULA; E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO, UMA PRODUÇÃO EM LIBRAS COM A SÍNTESE DAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO. APESAR DAS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DO FORMATO REMOTO, DIVERSAS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL FORAM APRESENTADAS AOS DISCENTES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS LIBRAS, ESTAGIO SUPERVISIONADO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID977_27102020122417.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS ANDRÉ DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIS ANDRÉ" "autor_email" => "luis.andre.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }