NESTE ESTUDO DISCUTE-SE SOBRE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO, AS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA, O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. TENDO COMO PROBLEMA CENTRAL DO ESTUDO, RESPONDER QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES ENCONTRADOS NESSE PROCESSO. O ESTUDO CARACTERIZOU-SE POR SER DO TIPO DESCRITIVO E TRAZ A CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO TDAH, BEM COMO SE DÁ O TRABALHO COM ESSA CLIENTELA E UMA GAMA DE FATORES PREPONDERANTES NA ESCOLARIZAÇÃO. O ESTUDO MOSTROU QUE A ESCOLA JÁ VEM DESENVOLVENDO UM TRABALHO COM ESSES APRENDENTES, NO ENTANTO, AINDA FALTA CONHECIMENTO, ESTUDO E CAPACITAÇÃO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO. PARA QUE DE FATO ESSE TRABALHO SEJA EFICIENTE E ALCANCE SEUS OBJETIVOS, É PRIMORDIAL A PARCERIA: ESCOLA, FAMÍLIA E PROFISSIONAIS DA SAÚDE.