A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEM DISCUTIDO DE FORMA MAIS ATIVA UM NOVO PARADIGMA EM QUE A ESCOLA, PARTE SOCIAL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO HUMANA, DEVERÁ OFERECER A TODOS OS INDIVÍDUOS CONDIÇÕES PLENAS DE DESENVOLVIMENTO. DIANTE DESTE CENÁRIO, INCLUIR ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS TORNA-SE NECESSÁRIO, ONDE A ESCOLA DEVE ACOLHER, RESPEITAR E, ACIMA DE TUDO, VALORIZAR COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA E JUSTA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO ACONTECE O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TOBIAS BARRETO- SE. O EMBASAMENTO TEÓRICO FUNDAMENTA-SE EM: BRASIL (2010), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), FERNANDES (2014), MITTLER (2003), NOVÓA (1995) SAVIANI (1991), SILVEIRA BUENO (1993), DENTRE OUTROS DA ÁREA. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, DE CARÁTER QUALITATIVA. AS COLETAS DOS DADOS FORAM REALIZADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO BISPO DOS SANTOS, SITUADA NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE TOBIAS BARRETO- SE, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. AS ANÁLISES DOS RESULTADOS REVELAM QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL É EXTREMAMENTE DESAFIADOR, O QUE COMPETE UMA ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. CONTUDO, É PRIMORDIAL O APOIO DA FAMÍLIA JUNTO A ESCOLA PARA O CUMPRIMENTO DAS LEIS EXISTENTES E SEGURIDADE DE UMA EDUCAÇÃO ESTIMULANTE E SIGNIFICATIVA.