Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DE LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEXTO LITERÁRIO E CONTEXTO

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, ENSINO MÉDIO, RELAÇÃO TEXTO/CONTEXTO, , Artigo Completo AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72526
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEXTO LITERÁRIO E CONTEXTO"
    "resumo" => "ESTUDAR O TEXTO LITER?RIO NA ESCOLA, COM BASE NA RELA??O ENTRE TEXTO E CONTEXTO, ? NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DO CONJUNTO DA OBRA. A AN?LISE DA OBRA LITER?RIA, QUE EST? RESPALDADA NESSA DIN?MICA, TRAZ A CONCEP??O DE QUE O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL INTERFERE NA FORMA??O DA IDENTIDADE LITER?RIA. O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, NUMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO, NA PERSPECTIVA DA RELA??O ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO, TENDO SIDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE FRUTUOSO GOMES/RN. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E SE APRESENTA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAV?S DA OBSERVA??O IN LOCO E MEDIANTE QUESTION?RIOS REALIZADOS COM 06 (SEIS) SUJEITOS DENOMINADOS DISCENTES, TR?S DO SEXO MASCULINO E TR?S DO SEXO FEMININO, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO. PARA CORROBORAR OS RESULTADOS AUFERIDOS, ESTA PESQUISA EST? RESPALDADA NOS SEGUINTES TE?RICOS: TODOROV (2009), CANDIDO (2006), SOUZA (2013), HALL (2006), COSSON (2012), ENTRE OUTROS. O TRABALHO EVIDENCIA QUE A SITUA??O DA RELA??O TEXTO LITER?RIO E CONTEXTO ? POL?MICA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DISCENTES REVELARAM QUE TEXTO/CONTEXTO CAMINHAM LADO A LADO NOS ESTUDOS DE AN?LISE DA OBRA, BEM COMO QUE A LITERATURA MANT?M UMA RELA??O DE INTERDEPEND?NCIA COM A SOCIEDADE. CONTUDO, OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM EVIDENCIAR QUE O DI?LOGO ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO SE ENCONTRA DISTANTE, NO ESTUDO DO TEXTO LITER?RIO, NA PR?TICA DA PROFESSORA EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ENSINO MÉDIO, RELAÇÃO TEXTO/CONTEXTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID1053_28102020181939.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA PAIVA"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72526
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEXTO LITERÁRIO E CONTEXTO"
    "resumo" => "ESTUDAR O TEXTO LITER?RIO NA ESCOLA, COM BASE NA RELA??O ENTRE TEXTO E CONTEXTO, ? NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DO CONJUNTO DA OBRA. A AN?LISE DA OBRA LITER?RIA, QUE EST? RESPALDADA NESSA DIN?MICA, TRAZ A CONCEP??O DE QUE O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL INTERFERE NA FORMA??O DA IDENTIDADE LITER?RIA. O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, NUMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO, NA PERSPECTIVA DA RELA??O ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO, TENDO SIDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE FRUTUOSO GOMES/RN. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E SE APRESENTA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAV?S DA OBSERVA??O IN LOCO E MEDIANTE QUESTION?RIOS REALIZADOS COM 06 (SEIS) SUJEITOS DENOMINADOS DISCENTES, TR?S DO SEXO MASCULINO E TR?S DO SEXO FEMININO, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO. PARA CORROBORAR OS RESULTADOS AUFERIDOS, ESTA PESQUISA EST? RESPALDADA NOS SEGUINTES TE?RICOS: TODOROV (2009), CANDIDO (2006), SOUZA (2013), HALL (2006), COSSON (2012), ENTRE OUTROS. O TRABALHO EVIDENCIA QUE A SITUA??O DA RELA??O TEXTO LITER?RIO E CONTEXTO ? POL?MICA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DISCENTES REVELARAM QUE TEXTO/CONTEXTO CAMINHAM LADO A LADO NOS ESTUDOS DE AN?LISE DA OBRA, BEM COMO QUE A LITERATURA MANT?M UMA RELA??O DE INTERDEPEND?NCIA COM A SOCIEDADE. CONTUDO, OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM EVIDENCIAR QUE O DI?LOGO ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO SE ENCONTRA DISTANTE, NO ESTUDO DO TEXTO LITER?RIO, NA PR?TICA DA PROFESSORA EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ENSINO MÉDIO, RELAÇÃO TEXTO/CONTEXTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID1053_28102020181939.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA PAIVA"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTUDAR O TEXTO LITER?RIO NA ESCOLA, COM BASE NA RELA??O ENTRE TEXTO E CONTEXTO, ? NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DO CONJUNTO DA OBRA. A AN?LISE DA OBRA LITER?RIA, QUE EST? RESPALDADA NESSA DIN?MICA, TRAZ A CONCEP??O DE QUE O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL INTERFERE NA FORMA??O DA IDENTIDADE LITER?RIA. O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, NUMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO, NA PERSPECTIVA DA RELA??O ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO, TENDO SIDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE FRUTUOSO GOMES/RN. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E SE APRESENTA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAV?S DA OBSERVA??O IN LOCO E MEDIANTE QUESTION?RIOS REALIZADOS COM 06 (SEIS) SUJEITOS DENOMINADOS DISCENTES, TR?S DO SEXO MASCULINO E TR?S DO SEXO FEMININO, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO. PARA CORROBORAR OS RESULTADOS AUFERIDOS, ESTA PESQUISA EST? RESPALDADA NOS SEGUINTES TE?RICOS: TODOROV (2009), CANDIDO (2006), SOUZA (2013), HALL (2006), COSSON (2012), ENTRE OUTROS. O TRABALHO EVIDENCIA QUE A SITUA??O DA RELA??O TEXTO LITER?RIO E CONTEXTO ? POL?MICA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DISCENTES REVELARAM QUE TEXTO/CONTEXTO CAMINHAM LADO A LADO NOS ESTUDOS DE AN?LISE DA OBRA, BEM COMO QUE A LITERATURA MANT?M UMA RELA??O DE INTERDEPEND?NCIA COM A SOCIEDADE. CONTUDO, OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM EVIDENCIAR QUE O DI?LOGO ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO SE ENCONTRA DISTANTE, NO ESTUDO DO TEXTO LITER?RIO, NA PR?TICA DA PROFESSORA EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.