ESTUDAR O TEXTO LITER?RIO NA ESCOLA, COM BASE NA RELA??O ENTRE TEXTO E CONTEXTO, ? NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DO CONJUNTO DA OBRA. A AN?LISE DA OBRA LITER?RIA, QUE EST? RESPALDADA NESSA DIN?MICA, TRAZ A CONCEP??O DE QUE O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL INTERFERE NA FORMA??O DA IDENTIDADE LITER?RIA. O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, NUMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO, NA PERSPECTIVA DA RELA??O ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO, TENDO SIDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE FRUTUOSO GOMES/RN. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E SE APRESENTA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAV?S DA OBSERVA??O IN LOCO E MEDIANTE QUESTION?RIOS REALIZADOS COM 06 (SEIS) SUJEITOS DENOMINADOS DISCENTES, TR?S DO SEXO MASCULINO E TR?S DO SEXO FEMININO, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO. PARA CORROBORAR OS RESULTADOS AUFERIDOS, ESTA PESQUISA EST? RESPALDADA NOS SEGUINTES TE?RICOS: TODOROV (2009), CANDIDO (2006), SOUZA (2013), HALL (2006), COSSON (2012), ENTRE OUTROS. O TRABALHO EVIDENCIA QUE A SITUA??O DA RELA??O TEXTO LITER?RIO E CONTEXTO ? POL?MICA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DISCENTES REVELARAM QUE TEXTO/CONTEXTO CAMINHAM LADO A LADO NOS ESTUDOS DE AN?LISE DA OBRA, BEM COMO QUE A LITERATURA MANT?M UMA RELA??O DE INTERDEPEND?NCIA COM A SOCIEDADE. CONTUDO, OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM EVIDENCIAR QUE O DI?LOGO ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO SE ENCONTRA DISTANTE, NO ESTUDO DO TEXTO LITER?RIO, NA PR?TICA DA PROFESSORA EM SALA DE AULA.