O ENSINO DE LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEXTO LITERÁRIO E CONTEXTO
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72526 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEXTO LITERÁRIO E CONTEXTO" "resumo" => "ESTUDAR O TEXTO LITER?RIO NA ESCOLA, COM BASE NA RELA??O ENTRE TEXTO E CONTEXTO, ? NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DO CONJUNTO DA OBRA. A AN?LISE DA OBRA LITER?RIA, QUE EST? RESPALDADA NESSA DIN?MICA, TRAZ A CONCEP??O DE QUE O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL INTERFERE NA FORMA??O DA IDENTIDADE LITER?RIA. O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, NUMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO, NA PERSPECTIVA DA RELA??O ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO, TENDO SIDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE FRUTUOSO GOMES/RN. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E SE APRESENTA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAV?S DA OBSERVA??O IN LOCO E MEDIANTE QUESTION?RIOS REALIZADOS COM 06 (SEIS) SUJEITOS DENOMINADOS DISCENTES, TR?S DO SEXO MASCULINO E TR?S DO SEXO FEMININO, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO. PARA CORROBORAR OS RESULTADOS AUFERIDOS, ESTA PESQUISA EST? RESPALDADA NOS SEGUINTES TE?RICOS: TODOROV (2009), CANDIDO (2006), SOUZA (2013), HALL (2006), COSSON (2012), ENTRE OUTROS. O TRABALHO EVIDENCIA QUE A SITUA??O DA RELA??O TEXTO LITER?RIO E CONTEXTO ? POL?MICA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DISCENTES REVELARAM QUE TEXTO/CONTEXTO CAMINHAM LADO A LADO NOS ESTUDOS DE AN?LISE DA OBRA, BEM COMO QUE A LITERATURA MANT?M UMA RELA??O DE INTERDEPEND?NCIA COM A SOCIEDADE. CONTUDO, OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM EVIDENCIAR QUE O DI?LOGO ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO SE ENCONTRA DISTANTE, NO ESTUDO DO TEXTO LITER?RIO, NA PR?TICA DA PROFESSORA EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ENSINO MÉDIO, RELAÇÃO TEXTO/CONTEXTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID1053_28102020181939.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA PAIVA" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72526 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEXTO LITERÁRIO E CONTEXTO" "resumo" => "ESTUDAR O TEXTO LITER?RIO NA ESCOLA, COM BASE NA RELA??O ENTRE TEXTO E CONTEXTO, ? NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DO CONJUNTO DA OBRA. A AN?LISE DA OBRA LITER?RIA, QUE EST? RESPALDADA NESSA DIN?MICA, TRAZ A CONCEP??O DE QUE O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL INTERFERE NA FORMA??O DA IDENTIDADE LITER?RIA. O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, NUMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO, NA PERSPECTIVA DA RELA??O ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO, TENDO SIDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE FRUTUOSO GOMES/RN. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E SE APRESENTA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAV?S DA OBSERVA??O IN LOCO E MEDIANTE QUESTION?RIOS REALIZADOS COM 06 (SEIS) SUJEITOS DENOMINADOS DISCENTES, TR?S DO SEXO MASCULINO E TR?S DO SEXO FEMININO, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO. PARA CORROBORAR OS RESULTADOS AUFERIDOS, ESTA PESQUISA EST? RESPALDADA NOS SEGUINTES TE?RICOS: TODOROV (2009), CANDIDO (2006), SOUZA (2013), HALL (2006), COSSON (2012), ENTRE OUTROS. O TRABALHO EVIDENCIA QUE A SITUA??O DA RELA??O TEXTO LITER?RIO E CONTEXTO ? POL?MICA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DISCENTES REVELARAM QUE TEXTO/CONTEXTO CAMINHAM LADO A LADO NOS ESTUDOS DE AN?LISE DA OBRA, BEM COMO QUE A LITERATURA MANT?M UMA RELA??O DE INTERDEPEND?NCIA COM A SOCIEDADE. CONTUDO, OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM EVIDENCIAR QUE O DI?LOGO ENTRE O TEXTO LITER?RIO E O CONTEXTO SE ENCONTRA DISTANTE, NO ESTUDO DO TEXTO LITER?RIO, NA PR?TICA DA PROFESSORA EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ENSINO MÉDIO, RELAÇÃO TEXTO/CONTEXTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID1053_28102020181939.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA PAIVA" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }