RECURSOS DID?TICOS ACESS?VEIS S?O MUITO IMPORTANTES PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. NA ?REA DE QU?MICA H? UMA ESCASSEZ DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O E DE MATERIAIS EM BRAILLE PARA ALUNOS CEGOS. O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODU??O DE UM MATERIAL DID?TICO ACESS?VEL PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL NA TEM?TICA DOS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS E DIALOGA COM PESQUISADORES COMO ALMEIDA, SASSAKI, CERQUEIRA E FERREIRA, QUE DISSERTAM SOBRE A IMPORT?NCIA DO MATERIAL ADAPTADO PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O, E DAS SUAS RESPECTIVAS AVALIA??ES. O RECURSO DID?TICO ELABORADO ? AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O, CONTENDO CONTRASTES ADEQUADOS E FONTE ESPECIALIZADA. AL?M DISSO, ESSE MATERIAL TAMB?M ? IMPRESSO EM BRAILLE PARA CONTEMPLAR ALUNOS CEGOS E AS FIGURAS S?O APRESENTADAS EM RELEVO COM DIFERENTES TEXTURAS UTILIZADAS EM SUA CONFEC??O. O MATERIAL PRODUZIDO FOI AVALIADO POR DOIS REVISORES CEGOS E, POSTERIORMENTE, POR SEIS ALUNOS EM SALA DE AULA, TODOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). O RECURSO DID?TICO GERADO FOI BEM ACEITO PELO P?BLICO ENVOLVIDO NA PESQUISA E PROF?CUO NO ENTENDIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS. POR TER SIDO APROVADO, O MATERIAL FOI DEPOSITADO NA DIVIS?O DE DESENVOLVIMENTO E PRODU??O DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME) DO IBC, COMPONDO A LISTAGEM DE MATERIAIS DA INSTITUI??O, A FIM DE QUE SEJA SOLICITADO POR INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO QUE ATENDAM ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL.