RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72574 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 85 "inscrito_id" => 563 "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "RECURSOS DID?TICOS ACESS?VEIS S?O MUITO IMPORTANTES PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. NA ?REA DE QU?MICA H? UMA ESCASSEZ DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O E DE MATERIAIS EM BRAILLE PARA ALUNOS CEGOS. O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODU??O DE UM MATERIAL DID?TICO ACESS?VEL PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL NA TEM?TICA DOS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS E DIALOGA COM PESQUISADORES COMO ALMEIDA, SASSAKI, CERQUEIRA E FERREIRA, QUE DISSERTAM SOBRE A IMPORT?NCIA DO MATERIAL ADAPTADO PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O, E DAS SUAS RESPECTIVAS AVALIA??ES. O RECURSO DID?TICO ELABORADO ? AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O, CONTENDO CONTRASTES ADEQUADOS E FONTE ESPECIALIZADA. AL?M DISSO, ESSE MATERIAL TAMB?M ? IMPRESSO EM BRAILLE PARA CONTEMPLAR ALUNOS CEGOS E AS FIGURAS S?O APRESENTADAS EM RELEVO COM DIFERENTES TEXTURAS UTILIZADAS EM SUA CONFEC??O. O MATERIAL PRODUZIDO FOI AVALIADO POR DOIS REVISORES CEGOS E, POSTERIORMENTE, POR SEIS ALUNOS EM SALA DE AULA, TODOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). O RECURSO DID?TICO GERADO FOI BEM ACEITO PELO P?BLICO ENVOLVIDO NA PESQUISA E PROF?CUO NO ENTENDIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS. POR TER SIDO APROVADO, O MATERIAL FOI DEPOSITADO NA DIVIS?O DE DESENVOLVIMENTO E PRODU??O DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME) DO IBC, COMPONDO A LISTAGEM DE MATERIAIS DA INSTITUI??O, A FIM DE QUE SEJA SOLICITADO POR INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO QUE ATENDAM ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, RECURSO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID563_09052020054703.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRES DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "AIRES SILVA" "autor_email" => "airesquimico@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72574 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 85 "inscrito_id" => 563 "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "RECURSOS DID?TICOS ACESS?VEIS S?O MUITO IMPORTANTES PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. NA ?REA DE QU?MICA H? UMA ESCASSEZ DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O E DE MATERIAIS EM BRAILLE PARA ALUNOS CEGOS. O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODU??O DE UM MATERIAL DID?TICO ACESS?VEL PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL NA TEM?TICA DOS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS E DIALOGA COM PESQUISADORES COMO ALMEIDA, SASSAKI, CERQUEIRA E FERREIRA, QUE DISSERTAM SOBRE A IMPORT?NCIA DO MATERIAL ADAPTADO PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O, E DAS SUAS RESPECTIVAS AVALIA??ES. O RECURSO DID?TICO ELABORADO ? AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O, CONTENDO CONTRASTES ADEQUADOS E FONTE ESPECIALIZADA. AL?M DISSO, ESSE MATERIAL TAMB?M ? IMPRESSO EM BRAILLE PARA CONTEMPLAR ALUNOS CEGOS E AS FIGURAS S?O APRESENTADAS EM RELEVO COM DIFERENTES TEXTURAS UTILIZADAS EM SUA CONFEC??O. O MATERIAL PRODUZIDO FOI AVALIADO POR DOIS REVISORES CEGOS E, POSTERIORMENTE, POR SEIS ALUNOS EM SALA DE AULA, TODOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). O RECURSO DID?TICO GERADO FOI BEM ACEITO PELO P?BLICO ENVOLVIDO NA PESQUISA E PROF?CUO NO ENTENDIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS. POR TER SIDO APROVADO, O MATERIAL FOI DEPOSITADO NA DIVIS?O DE DESENVOLVIMENTO E PRODU??O DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME) DO IBC, COMPONDO A LISTAGEM DE MATERIAIS DA INSTITUI??O, A FIM DE QUE SEJA SOLICITADO POR INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO QUE ATENDAM ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, RECURSO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID563_09052020054703.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRES DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "AIRES SILVA" "autor_email" => "airesquimico@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }