Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, RECURSO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Artigo Completo AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72574
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 563
    "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "RECURSOS DID?TICOS ACESS?VEIS S?O MUITO IMPORTANTES PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. NA ?REA DE QU?MICA H? UMA ESCASSEZ DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O E DE MATERIAIS EM BRAILLE PARA ALUNOS CEGOS. O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODU??O DE UM MATERIAL DID?TICO ACESS?VEL PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL NA TEM?TICA DOS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS E DIALOGA COM PESQUISADORES COMO ALMEIDA, SASSAKI, CERQUEIRA E FERREIRA, QUE DISSERTAM SOBRE A IMPORT?NCIA DO MATERIAL ADAPTADO PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O, E DAS SUAS RESPECTIVAS AVALIA??ES. O RECURSO DID?TICO ELABORADO ? AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O, CONTENDO CONTRASTES ADEQUADOS E FONTE ESPECIALIZADA. AL?M DISSO, ESSE MATERIAL TAMB?M ? IMPRESSO EM BRAILLE PARA CONTEMPLAR ALUNOS CEGOS E AS FIGURAS S?O APRESENTADAS EM RELEVO COM DIFERENTES TEXTURAS UTILIZADAS EM SUA CONFEC??O. O MATERIAL PRODUZIDO FOI AVALIADO POR DOIS REVISORES CEGOS E, POSTERIORMENTE, POR SEIS ALUNOS EM SALA DE AULA, TODOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). O RECURSO DID?TICO GERADO FOI BEM ACEITO PELO P?BLICO ENVOLVIDO NA PESQUISA E PROF?CUO NO ENTENDIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS. POR TER SIDO APROVADO, O MATERIAL FOI DEPOSITADO NA DIVIS?O DE DESENVOLVIMENTO E PRODU??O DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME) DO IBC, COMPONDO A LISTAGEM DE MATERIAIS DA INSTITUI??O, A FIM DE QUE SEJA SOLICITADO POR INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO QUE ATENDAM ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, RECURSO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID563_09052020054703.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRES DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AIRES SILVA"
    "autor_email" => "airesquimico@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72574
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 563
    "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "RECURSOS DID?TICOS ACESS?VEIS S?O MUITO IMPORTANTES PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. NA ?REA DE QU?MICA H? UMA ESCASSEZ DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O E DE MATERIAIS EM BRAILLE PARA ALUNOS CEGOS. O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODU??O DE UM MATERIAL DID?TICO ACESS?VEL PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL NA TEM?TICA DOS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS E DIALOGA COM PESQUISADORES COMO ALMEIDA, SASSAKI, CERQUEIRA E FERREIRA, QUE DISSERTAM SOBRE A IMPORT?NCIA DO MATERIAL ADAPTADO PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O, E DAS SUAS RESPECTIVAS AVALIA??ES. O RECURSO DID?TICO ELABORADO ? AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O, CONTENDO CONTRASTES ADEQUADOS E FONTE ESPECIALIZADA. AL?M DISSO, ESSE MATERIAL TAMB?M ? IMPRESSO EM BRAILLE PARA CONTEMPLAR ALUNOS CEGOS E AS FIGURAS S?O APRESENTADAS EM RELEVO COM DIFERENTES TEXTURAS UTILIZADAS EM SUA CONFEC??O. O MATERIAL PRODUZIDO FOI AVALIADO POR DOIS REVISORES CEGOS E, POSTERIORMENTE, POR SEIS ALUNOS EM SALA DE AULA, TODOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). O RECURSO DID?TICO GERADO FOI BEM ACEITO PELO P?BLICO ENVOLVIDO NA PESQUISA E PROF?CUO NO ENTENDIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS. POR TER SIDO APROVADO, O MATERIAL FOI DEPOSITADO NA DIVIS?O DE DESENVOLVIMENTO E PRODU??O DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME) DO IBC, COMPONDO A LISTAGEM DE MATERIAIS DA INSTITUI??O, A FIM DE QUE SEJA SOLICITADO POR INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO QUE ATENDAM ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, RECURSO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID563_09052020054703.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRES DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AIRES SILVA"
    "autor_email" => "airesquimico@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

RECURSOS DID?TICOS ACESS?VEIS S?O MUITO IMPORTANTES PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. NA ?REA DE QU?MICA H? UMA ESCASSEZ DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O E DE MATERIAIS EM BRAILLE PARA ALUNOS CEGOS. O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODU??O DE UM MATERIAL DID?TICO ACESS?VEL PARA ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL NA TEM?TICA DOS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS E DIALOGA COM PESQUISADORES COMO ALMEIDA, SASSAKI, CERQUEIRA E FERREIRA, QUE DISSERTAM SOBRE A IMPORT?NCIA DO MATERIAL ADAPTADO PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O, E DAS SUAS RESPECTIVAS AVALIA??ES. O RECURSO DID?TICO ELABORADO ? AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VIS?O, CONTENDO CONTRASTES ADEQUADOS E FONTE ESPECIALIZADA. AL?M DISSO, ESSE MATERIAL TAMB?M ? IMPRESSO EM BRAILLE PARA CONTEMPLAR ALUNOS CEGOS E AS FIGURAS S?O APRESENTADAS EM RELEVO COM DIFERENTES TEXTURAS UTILIZADAS EM SUA CONFEC??O. O MATERIAL PRODUZIDO FOI AVALIADO POR DOIS REVISORES CEGOS E, POSTERIORMENTE, POR SEIS ALUNOS EM SALA DE AULA, TODOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). O RECURSO DID?TICO GERADO FOI BEM ACEITO PELO P?BLICO ENVOLVIDO NA PESQUISA E PROF?CUO NO ENTENDIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS DE SEPARA??O DE MISTURAS. POR TER SIDO APROVADO, O MATERIAL FOI DEPOSITADO NA DIVIS?O DE DESENVOLVIMENTO E PRODU??O DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME) DO IBC, COMPONDO A LISTAGEM DE MATERIAIS DA INSTITUI??O, A FIM DE QUE SEJA SOLICITADO POR INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO QUE ATENDAM ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.