COM A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10.246 DE 2002, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) CONSOLIDA-SE COMO A SEGUNDA LÍNGUA OFICIAL DO BRASIL. COM ISTO, NO CAMPO EDUCACIONAL, O ALUNO SURDO DEVE APRENDER A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA (LP), PORÉM, VÊ-SE POUQUÍSSIMAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE INCENTIVEM PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA. QUADROS E SCHIMIEDT (2006) ALERTAM PARA A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOCENTE, ENQUANTO QUE SANTOS (2012) AFIRMA QUE NÃO SE DISPÕE DE QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DE MATERIAIS PARA O ENSINO DAS DISCIPLINAS NAS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE. BUSCANDO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ATENDAM ÀS ESPECIFICIDADES DO SURDO É NECESSÁRIO PLANEJAR MINUNCIOSAMENTE O MATERIAL VOLTADO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM TODOS OS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO. DE ACORDO COM LACERDA E LODI (2009) FALTAM INICIATIVAS PARA ATENDER CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA ESTABELECER COMUNICAÇÕES SIGNIFICATIVAS AO CONTEXTO PEDAGÓGICO COM O USA DA LIBRAS. DESTA FORMA, NOSSO TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS: PROPOR MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LP DO ALUNO SURDO; REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS; QUESTIONAR SOBRE A FALTA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA DESENVOLVER UM TRABALHO SIGNIFICATIVO UTILIZANDO A LIBRAS EM SALA DE AULA. PARA ISTO, FOI NECESSÁRIO BUSCAR ALGUNS ASSUNTOS QUE SÃO ESTUDADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA REFLETIR COMO PODERÍAMOS ADAPTÁ-LOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS VISUAIS E A UTILIZAÇÃO DA LIBRAS. COMO RESULTADOS PARCIAIS, INICIOU-SE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS VOLTADOS AO ENSINO DA SEPARAÇÃO SILÁBICA EM LP COM RECURSOS MULTIMODAIS.