PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA POR ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS E QUESTIONAMENTOS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72567 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA POR ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS E QUESTIONAMENTOS" "resumo" => "COM A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10.246 DE 2002, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) CONSOLIDA-SE COMO A SEGUNDA LÍNGUA OFICIAL DO BRASIL. COM ISTO, NO CAMPO EDUCACIONAL, O ALUNO SURDO DEVE APRENDER A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA (LP), PORÉM, VÊ-SE POUQUÍSSIMAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE INCENTIVEM PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA. QUADROS E SCHIMIEDT (2006) ALERTAM PARA A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOCENTE, ENQUANTO QUE SANTOS (2012) AFIRMA QUE NÃO SE DISPÕE DE QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DE MATERIAIS PARA O ENSINO DAS DISCIPLINAS NAS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE. BUSCANDO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ATENDAM ÀS ESPECIFICIDADES DO SURDO É NECESSÁRIO PLANEJAR MINUNCIOSAMENTE O MATERIAL VOLTADO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM TODOS OS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO. DE ACORDO COM LACERDA E LODI (2009) FALTAM INICIATIVAS PARA ATENDER CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA ESTABELECER COMUNICAÇÕES SIGNIFICATIVAS AO CONTEXTO PEDAGÓGICO COM O USA DA LIBRAS. DESTA FORMA, NOSSO TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS: PROPOR MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LP DO ALUNO SURDO; REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS; QUESTIONAR SOBRE A FALTA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA DESENVOLVER UM TRABALHO SIGNIFICATIVO UTILIZANDO A LIBRAS EM SALA DE AULA. PARA ISTO, FOI NECESSÁRIO BUSCAR ALGUNS ASSUNTOS QUE SÃO ESTUDADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA REFLETIR COMO PODERÍAMOS ADAPTÁ-LOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS VISUAIS E A UTILIZAÇÃO DA LIBRAS. COMO RESULTADOS PARCIAIS, INICIOU-SE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS VOLTADOS AO ENSINO DA SEPARAÇÃO SILÁBICA EM LP COM RECURSOS MULTIMODAIS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO, ALFABETIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID278_28052020154215.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72567 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA POR ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS E QUESTIONAMENTOS" "resumo" => "COM A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10.246 DE 2002, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) CONSOLIDA-SE COMO A SEGUNDA LÍNGUA OFICIAL DO BRASIL. COM ISTO, NO CAMPO EDUCACIONAL, O ALUNO SURDO DEVE APRENDER A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA (LP), PORÉM, VÊ-SE POUQUÍSSIMAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE INCENTIVEM PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA. QUADROS E SCHIMIEDT (2006) ALERTAM PARA A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOCENTE, ENQUANTO QUE SANTOS (2012) AFIRMA QUE NÃO SE DISPÕE DE QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DE MATERIAIS PARA O ENSINO DAS DISCIPLINAS NAS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE. BUSCANDO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ATENDAM ÀS ESPECIFICIDADES DO SURDO É NECESSÁRIO PLANEJAR MINUNCIOSAMENTE O MATERIAL VOLTADO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM TODOS OS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO. DE ACORDO COM LACERDA E LODI (2009) FALTAM INICIATIVAS PARA ATENDER CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA ESTABELECER COMUNICAÇÕES SIGNIFICATIVAS AO CONTEXTO PEDAGÓGICO COM O USA DA LIBRAS. DESTA FORMA, NOSSO TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS: PROPOR MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LP DO ALUNO SURDO; REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS; QUESTIONAR SOBRE A FALTA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA DESENVOLVER UM TRABALHO SIGNIFICATIVO UTILIZANDO A LIBRAS EM SALA DE AULA. PARA ISTO, FOI NECESSÁRIO BUSCAR ALGUNS ASSUNTOS QUE SÃO ESTUDADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA REFLETIR COMO PODERÍAMOS ADAPTÁ-LOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS VISUAIS E A UTILIZAÇÃO DA LIBRAS. COMO RESULTADOS PARCIAIS, INICIOU-SE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS VOLTADOS AO ENSINO DA SEPARAÇÃO SILÁBICA EM LP COM RECURSOS MULTIMODAIS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO, ALFABETIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID278_28052020154215.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }