O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADOPOR MEIO DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM O OBJETIVO DE CRIAR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE OTIMIZEM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS POR MEIO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR PAULO FREIRE-NEP, UM GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO VINCULADO A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ-UEPA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO-CCSE. O CAMPO DE ESTUDO FOI UMA ESCOLA ESPECIALIZADA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ COM TURMAS DE EJA REFERENTES À PRIMEIRA E À SEGUNDA ETAPAS. COMO RESULTADOS PODEMOS DESTACAR: A NECESSIDADE DE UMA RELAÇÃO HORIZONTAL ENTRE EDUCANDO E EDUCADOR NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, O DESENVOLVIMENTO DE DIDÁTICAS QUE CONTRIBUAM PARA A AUTONOMIA DO ALUNO COM SURDEZ E A VALORIZAÇÃO DOS SEUS SABERES EM DETRIMENTO DOS SABERES ESCOLARES APENAS.