ESTE ARTIGO RESULTA DE ESTUDOS REALIZADOS NO DECORRER DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. TEM COMO INTENÇÃO TECER DISCUSSÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA, BUSCANDO COMPREENDER A REAL COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE SUAS PRÁTICAS, FRENTE A UM CENÁRIO EDUCACIONAL EM QUE MUITO SE FALA E SE ESCREVE SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO. ENVOLVE-SE AINDA ABORDAGENS QUE VISAM APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES PARA INCLUÍ-LOS NAS DIFERENTES DISCIPLINAS EXISTENTES NO CURRÍCULO, TANTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. SEM DESCONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DE ABORDAGENS COMO ESTAS, EM QUE O FOCO DO DISCURSO ESTÁ NO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, HÁ VÁRIAS LACUNAS SOBRE O TEMA, QUANDO SE CONSIDERA O PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTA DIREÇÃO, ESTE TEXTO SE PROPÕE A ANALISAR: AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO UTILIZADAS POR TRÊS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, CADA UM COM SUA ESPECIFICIDADE, IDENTIDADE E CONDIÇÃO. NESTE SENTIDO, ESTE ENSAIO PODE AMPLIAR O LEQUE DE DISCUSSÕES ACERCA DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISANDO O PLENO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.