ESTE ESTUDO PRETENDE REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE, BEM COMO DA REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES ADEQUADAS PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. O TRABALHO TEM COMO FOCO DEMONSTRAR QUE ESSES DOIS ASPECTOS – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO – CONSTITUEM O PRINCÍPIO DO CAMINHO A SER TRILHADO QUANDO SE PENSA EM DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS COM VISTAS AO APRIMORAMENTO DAS CAPACIDADES E HABILIDADES DESSAS PESSOAS. ASSIM, TAIS PONTOS SERÃO ABORDADOS NESSE TEXTO COM VISTAS A DISPONIBILIZAR UM SUBSÍDIO TEÓRICO PARA AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE ESSA SÍNDROME. DE TAL MODO QUE SE POSSA PENSAR NOVAS E AMPLAS FORMAS DE SE DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE REALMENTE ATENDAM AS ESPECIFICIDADES DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.