NOS ÚLTIMOS ANOS NO BRASIL, COM O FERVOROSO CENÁRIO POLÍTICO QUE NOS ACOMPANHA VIMOS EM DIVERSOS MOMENTOS A DISCUSSÃO PERMEANDO GRUPOS E/OU CLASSES SOCIAL DE NOSSO PAÍS, E UM DELES É A COMUNIDADE SURDA. O DESLUMBRAMENTO COM O DISCURSO DA ENTÃO PRIMEIRA DAMA, FEZ ASCENDER A QUESTÃO DA SEGUNDA LÍNGUA OFICIAL BRASILEIRA, A LIBRAS, COM ISSO ENGANA-SE QUEM PENSA QUE ESSA DISCUSSÃO VEM DESSE MOMENTO, MAS É PARTE DE NOSSO DIA A DIA, DESDE 2002. COM ESSE INTUITO, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU LEVANTAR UM DEBATE SOBRE ASCENSÃO SOCIAL DA LIBRAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS SURDOS, POR MEIO DO BILINGUISMO NO ÂMBITO EDUCACIONAL E TAMBÉM EM OUTRAS ESFERAS DA SOCIEDADE. A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PARA UM POVO FAZ COM QUE SE CONSTRUA UMA IDENTIDADE PRÓPRIA E O VIABILIZE A LUTAR PELOS SEUS DIREITOS, É ENTÃO NOS DOCUMENTOS DA LEI 10.436/2002, EM STROBEL (2009), GESSER (2012) E GROSJEAN (1994) QUE A PESQUISA É EMBASADA VISANDO ESTRUTURAR DE MANEIRA EXPLÍCITA E COERENTE A PERSPECTIVA QUE PROPUS NESSE MOMENTO.