O CONTEXTO FRONTEIRIÇO CONTÉM SUAS SINGULARIDADES, E UMA DELAS É A EDUCAÇÃO, EM ALGUNS CASOS NÃO HÁ BARREIRA ALFANDEGÁRIA E O LIVRE ACESSO É ALGO QUE TORNA A EDUCAÇÃO DESAFIADORA NESSES CONTEXTOS. AS POLÍTICAS INCLUSIVAS EM CONTEXTO FRONTEIRIÇO SÃO RELEVANTES QUANDO SE REFEREM A ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. PARA ISSO, FORAM IMPLANTADOS O PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF) E PROGRAMA ESCOLAS BILÍNGUES DE FRONTEIRA (PEBF) DESENVOLVIDOS EM ACORDO COM OS PAÍSES AS QUAIS PERTENCEM A FAIXA FRONTEIRIÇA PARA QUE INTEGRASSEM E DESENVOLVESSEM PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS. ESTE TRABALHO OBJETIVOU BUSCAR COMO OS PROGRAMAS COM POLÍTICAS INCLUSIVAS EM CONTEXTO FRONTEIRIÇO ESTÃO RETRATADOS NOS TRABALHOS CIENTÍFICOS, ASSIM UTILIZAMOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA AVERIGUAR COMO OS RESPETIVOS PROGRAMAS ESTÃO CONTRIBUINDO, NESSE CONTEXTO PECULIAR, PARA A INTEGRAÇÃO REGIONAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS.