NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, O BRASIL TEM ASSISTIDO AO DEBATE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AINDA HOJE, OS IMPASSES E OS DESAFIOS DESTA PROPOSTA ATRAVESSAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) QUE TRAZ COMO OBJETIVO GERAL: CONHECER COMO A CATEGORIA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE APRESENTA NAS PESQUISAS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DISPONÍVEIS NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR (CAPES). COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR AS REGIÕES DO PAÍS QUE CONCENTRAM O MAIOR NÚMERO DE PRODUÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; MAPEAR OS FOCOS DE INTERESSE DAS PRODUÇÕES; E ANALISAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTADOS PELAS PESQUISAS NO BRASIL E NO CONTEXTO DA BAHIA. REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO NO REPOSITÓRIO DA CAPES A PARTIR DO DESCRITOR “EDUCAÇÃO INCLUSIVA”, RESULTANDO EM 2.746 PUBLICAÇÕES, QUE TINHAM COMO OBJETO DE ESTUDO EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO HIPERMIDIÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE. OS RESULTADOS APONTAM PARA O EIXO SUL E SUDESTE COMO AS MAIORES REGIÕES PRODUTORAS DE PESQUISAS NA TEMÁTICA ESTUDADA, DESCREVEM AS FRAGILIDADES NO ÂMBITO DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA CULTURA ESCOLAR.