A ARTE É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE DEVE SER (RE)CONHECIDA PELA SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS, POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS SIGNIFICANTES, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DE HISTÓRIA, DE VIDA E DE MUNDO PELA/COM A ARTE. ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE AH/SD EM ARTES. CARACTERIZANDO-SE COMO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO ABERTO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS JUNTO A ESTUDANTE. PARA APRECIAÇÃO DOS DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO (MINAYO/2003). O ESTUDO FICOU ORGANIZADO A PARTIR DE DUAS CATEGORIAS: O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD E A ARTE FAZ “PARTE DE MIM”. NA PRIMEIRA CATEGORIA A IDEIA FOI (RE)CONHECER COMO SE DEU O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DA ESTUDANTE POR MEIO DE SUA PERCEPÇÃO, E NA SEGUNDA, BUSCOU-SE APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROCESSO E DA ARTE PARA A SUA VIDA. CONCLUI-SE QUE O TRANSCORRER DA IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD FOI EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVO PARA A ESTUDANTE, POIS APÓS O PARECER DE CONFIRMAÇÃO E CONSISTÊNCIA DO CONJUNTO DE TRAÇOS QUE SUGEREM AH/SD NA ÁREA ARTÍSTICA, FICOU EVIDENTE O (RE)CONHECIMENTO DA ESTUDANTE REFERENTE A SUA AUTOESTIMA E IDENTIDADE E SUA CONEXÃO COM O UNIVERSO DE SUAS AÇÕES. A ESTUDANTE DESVELOU-SE, PASSOU A COMPREENDER A RELEVÂNCIA DE SUA ARTE E A MANEIRA “DIVERGENTE” DE CONCEBER AS COISAS.