O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER O L?DICO COMO RECURSO METODOL?GICO NA INCLUS?O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIA NA EDUCA??O INFANTIL. ATUALMENTE, A INCLUS?O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIAS NAS ESCOLAS DE EDUCA??O INFANTIL DA REDE REGULAR VEM OCORRENDO DE MANEIRA GRADUAL PARA CONSEGUIR SEU ESPA?O. ASSIM, ? RELEVANTE GARANTIR ESSE DIREITO POR MEIO DE DETERMINA??ES LEGAIS E DISCUSS?ES SOBRE A TEM?TICA, EVIDENCIANDO A RELA??O DA INTERA??O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIA NOS ESPA?OS EDUCACIONAIS, ENQUANTO CIDAD?OS, COM SEUS DIREITOS FUNDAMENTADOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO. FUNDAMENTO NA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, AUTORES COMO ANTUNES (1998), KHISHIMOTO (2002), SANTOS (2002) DENTRE OUTRO AUTORES, DEIXARAM EVIDENTE QUE TRABALHAR PR?TICAS PEDAG?GICAS POR MEIO DO L?DICO POSSIBILITA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIAN?A. ESPERA-SE QUE AS ESCOLAS OFERE?AM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE V? AL?M DOS CONTE?DOS, MAS CONTEMPLE TODAS AS ADEQUA??ES NA ESCOLA, AMPLIANDO OPORTUNIDADES DENTRO DO PROCESSO PEDAG?GICO QUE LEVEM EM CONTA A LUDICIDADE NOS ESPA?OS DE EDUCA??O INFANTIL.